Em Palmas, o deputado federal Tiago Dimas (Podemos-TO) se reuniu, no início da semana, com o reitor do IFTO (Instituto Federal do Tocantins), Antônio da Luz, para debater a aplicação de R$ 800 mil de recursos federais que serão destinados pelo congressista para a instituição.
Os recursos vão financiar ações voltadas para agricultores familiares e assentados. Conforme o reitor, a ideia é realizar cerca de 20 cursos presenciais com carga horária variando de 40 a 160 horas. “Serão realizados de forma adequada a não prejudicar a rotina de trabalho dos estudantes. Os cursos serão nas áreas de agropecuária, agroecologia e agricultura familiar. As temáticas e focos de cada curso serão definidos em conjunto com cada localidade que será contemplada com a oferta”, destacou Antônio da Luz, ao detalhar o projeto ao deputado Tiago Dimas.
Além disso, os alunos vão realizar Dias de Campo com estudo prático de análise e correção de solo, com distribuição de insumos para a correção de parcela de solo das propriedades que participarem do evento. Pelo planejamento, as visitas às comunidades ocorrerão em julho e as ações serão executadas a partir de agosto. “O apoio do deputado Tiago Dimas para o nosso instituto tem sido muito importante. O deputado vem se mostrando um grande parceiro da educação e estamos muito gratos em poder desenvolver um projeto educacional e de desenvolvimento econômico ao mesmo tempo. Os nossos alunos vão lá no campo ajudar quem precisa, e aprendem trabalhando e contribuindo com a geração de renda”, destacou o reitor Antônio da Luz.
Parceiro do IFTO
Esta não é a única parceria do deputado com o IFTO. No seu mandato, o parlamentar destinou outros R$ 784 mil de emenda parlamentar impositiva que serviu para estruturar o novo curso de Medicina Veterinária de Araguatins a ser oferecido pelo campus da cidade.
O aporte financeiro ajudou na implantação de clínica-veterinária, laboratórios e equipamentos imprescindíveis para o funcionamento do curso. As obras estão em andamento.
“É uma honra enorme poder contribuir com a qualificação do IFTO e com a melhora da nossa educação pública. Parcerias como essa ajudam no desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que fortalece nossa educação, preparando os estudantes para o mercado de trabalho. Sempre serei um parceiro desse tipo de ação”, ressaltou o deputado.