Nesta terça-feira, dia 19, os estudantes palmenses que conquistaram medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) serão premiados na sede da Energisa, às 14h. Ao todo, 45 alunos do Tocantins passaram na primeira etapa da competição, que consistia em diversos desafios em formato de games. Do total de estudantes, 11 conquistaram medalhas de ouro.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Entre as cidades com mais alunos premiados, Palmas ficou em primeiro lugar com 12 alunos classificados. Em seguida, veio Colinas do Tocantins (11 alunos), Gurupi, Goiatins e Paraíso (4 alunos cada), Palmeiras do Tocantins (3 alunos), Caseara (2 alunos), Porto Nacional, Paranã, Miranorte, Santa Fé do Araguaia e Chapada da Natividade (1 aluno cada). Do total de classificados, 87% são de escolas públicas.
Em Colinas do Tocantins, todos os medalhistas são da mesma instituição de ensino: Colégio Militar João XXIII. E é de lá, também, que vem o primeiro lugar do Tocantins na Olimpíada, a medalhista de ouro, Sthefany Campos Rodrigues, do 9º ano, que irá representar o estado na segunda etapa da ONEE. Além dela, outros 26 alunos com a melhor colocação do país estarão em Brasília, no final de novembro.
Fase final da Olimpíada
A fase final da ONEE ocorre entre os dias 25 e 27 de novembro, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília. Na ocasião, os 27 alunos com as melhores classificações receberão as medalhas de ouro e um notebook como premiação. Durante os três dias, os estudantes irão passar por uma série de provas, para que seja selecionado o vencedor principal.
“A ONEE 2024 não é apenas uma oportunidade para discutir avanços tecnológicos e soluções energéticas através de uma olimpíada nacional, mas também um espaço para fortalecer laços comunitários e promover o crescimento econômico local. A presença da Energisa neste evento reforça a importância de parcerias sólidas e a dedicação em fornecer energia de qualidade, acessível e sustentável para todos os tocantinenses”, diz Lutiary Basilio, Analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins.
Os estudantes que foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.
Sobre a ONEE
O objetivo da Olimpíada é engajar estudantes de todo o país em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia.
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), tendo a participação das 11 distribuidoras da Energisa e demais concessionárias do país.