Araguaína
30º
Gurupi
32º
Porto Nacional
30º
Palmas
29º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
COMPETIÇÃO

Estudante da rede pública do Tocantins participa de Olímpiada de Filosofia no Rio Grande Sul

07 novembro 2024 - 09h23

Fernanda Barbosa Carneiro, aluna da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, ganhou medalha de prata na etapa regional da primeira Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil). A estudante também participou da etapa nacional, realizada de 17 a 20 de outubro, na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PREPARAÇÃO E DEDICAÇÃO

Sob orientação da professora Aline Aquino Alves, Fernanda passou por uma seleção na escola e intensificou os estudos sobre obras filosóficas e estruturação de ensaios. Tocantins teve 16 inscritos na etapa regional, e Fernanda se destacou, conquistando o segundo lugar. “Nos dedicamos muito no mês anterior para aprofundar os estudos e preparar os ensaios”, comentou a professora Aline.

EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL PARA A ALUNA
Fernanda descreveu a participação na etapa nacional como transformadora: “Não imaginava ser medalhista. Estar entre tantos estudantes talentosos e representar minha região foi muito significativo para mim.” Ela também agradeceu o apoio da professora Aline: “Ela incentivou meu interesse pela Filosofia. Conhecer estudantes de todo o Brasil foi enriquecedor, algo que vale mais do que cem medalhas.”

UM INCENTIVO A OUTROS ESTUDANTES
Atualmente cursando Direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fernanda incentiva outros jovens a aproveitarem essas oportunidades: “Participem de olimpíadas e competições sempre que puderem. Mesmo que haja medo, é importante se permitir. Conheci jovens de diferentes partes do Brasil e senti o poder das nossas singularidades. Exponham-se para serem vistos e ouvidos; o mundo é nosso!”

HOMENAGEM E OUTRAS PREMIAÇÕES
A escola organizou uma cerimônia em homenagem à conquista de Fernanda e ao trabalho da professora Aline. Além da prata de Fernanda, Yasmin Monteiro de Carvalho, de uma escola privada, recebeu medalha de bronze, e Ádilla Valéria dos Santos Silva, do Colégio Cívico-Militar Santa Rita de Cássia, foi agraciada com Menção Honrosa.