A tradição da Folia do Divino Espírito Santo estará nas ruas do município de Natividade, no sudeste do Tocantins, neste fim de semana. A festa que remonta a religiosidade e cultura tocantinense, será marcada pela coroação do Imperador e participação da comunidade.
A partir deste sábado (27) o evento terá missas e ainda distribuição de comidas e bebidas tradicionais. A decoração representa a imagem da pomba e as cores do Espírito Santo.
A festa tem o papel do imperador e do capitão do mastro. Para este ano, o escolhido pela comunidade para representar o imperador é Henrique Parente, que já teve o pai e o avô escolhidos para o mesmo papel na Folia.
“Eu acho bonito essa cultura e tradição que envolvem todas as classes sociais, desde o mais humilde até o mais graduado. Todos eles se juntam na Folia do Divino e se tornam um só. O município é o berço histórico do Tocantins e é por isso que essa cultura deve ser respeitada, tendo o devido apoio das autoridades”, destacou Henrique.
Com uma tradição que é resgatada há mais de 200 anos e considerada uma das mais importantes do estado, a Folia segue até domingo (28) com a coroação do Imperador.
No período da pandemia da Covid-19, o movimento religioso chegou a ficar dois anos sem a festividade, entre 2020 e 2021. Em 2022, a cidade voltou a se reunir na praça e na igreja matriz para receber os foliões.