A equipe pedagógica da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, retomou esta semana o projeto 'Família e Escola, juntos pela alfabetização pós-pandemia' que busca diminuir a lacuna aberta no processo de alfabetização das crianças durante o período pandêmico. Em execução pelo segundo semestre seguido, a ação mapeou diversos fatores de interferência no processo de alfabetização e tem priorizado o acompanhamento das crianças que de alguma forma não conseguiram avançar no processo de alfabetização durante o período pandêmico.
O projeto se volta especificamente para alfabetização dos alunos de 2° a 5° ano. Surgiu como uma forma de prestar suporte a esses alunos após a pandemia. Desde o início de março, 25 alunos recebem duas horas de reforço em atividades de leitura e escrita. Eles participam de gincanas e fazem uso de brinquedos pedagógicos adquiridos pela escola.
De acordo com o diretor da unidade, Ademir Bandeira, o desafio da ETI se tornou ainda maior no período. "As escolas, subsidiadas pelas secretarias de educação precisam traçar estratégias como forma de minimizar as defasagens pontuadas e oportunizar a toda criança o direito a ler e escrever no tempo certo".
Para a supervisora educacional, Terezinha Diógenes, as estratégias foram traçadas após avaliar o nível de leitura e escrita individuais de todos os alunos do 1º ao 5º ano da unidade, a primeira fase do ensino fundamental. A educadora destaca que o apoio das famílias fortaleceu o trabalho de alfabetização das crianças. "O compromisso de todos em elevar o nível de leitura e escrita dos pequenos estudantes".