Ministério Público vistoria centrais de armazenamento e postos de vacinação contra Covid
19 AGO 2021 • POR Ascom • 17h06O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSAÚDE), está realizando inspeções nos postos de vacinação contra a Covid-19 dos municípios, objetivando monitorar a Campanha de Vacinação e garantir o avanço dessa política em todo o Estado.
A ação teve início em junho, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos e na Central Municipal da Rede de Frio de Palmas (Cemurf), a pedido da promotora de Justiça Araína D’Alessandro, da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, e já visitou 23 locais de armazenamento e vacinação em diversos municípios tocantinenses, dentre eles a Central Móvel de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19, onde firam identificadas irregularidades na temperatura do veículo.
As inspeções são agendadas mediante solicitação formal dos Promotores de Justiça de cada comarca, e de acordo com o cronograma do CaoSAÚDE, segundo as solicitações recebidas, ao menos 24 municípios serão ainda visitados.
Por ocasião das visitas, diversas irregularidades foram detectadas e remetidas aos promotores de Justiça, por meio de relatórios técnicos, para subsidiar a atuação na fiscalização dessa política pública.
Os relatórios já expedidos podem ser acessados na página do CaoSAÚDE na aba Relatórios – Centrais de Vacinas. Segue o link: https://mpto.mp.br/caop-da-saude/2021/08/19/relatorios-centrais-de-vacinas