Morte de peixes em rios e lagos preocupa moradores há dez dias
17 JUN 2022 • POR G1 Tocantins • 16h12Registros de mortes de peixes vêm preocupando moradores e autoridades há 10 dias em Talismã, região sudeste do estado. Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Carlos, foram constatadas mortes de animais em quase todos os rios e lagos do município, com exceção do rio Santa Teresa.
Imagens gravadas por moradores mostram a situação do rio Canabrava. Nas imagens, é possível ver vários animais sem vida ao longo do curso d'água.
Em nota divulgada recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil recomendaram que as pessoas não peguem e nem consumam peixes que estão morrendo por falta de oxigênio na água, nos rios e lagos.
A preocupação é que o consumo possa provocar alguns efeitos, como diarreia, vômitos e outros sintomas de contaminação alimentar.
A principal hipótese para o problema é o PH da água que está muito alto. Neste ano, o rio ficou muito tempo cheio em decorrência das chuvas. Surgiram muitos peixes provenientes de rios maiores. "Agora a água está baixando e ele não estão conseguindo produzir oxigênio necessário pra segurar esse tanto de peixe com vida", disse a Defesa Civil.
Em caso de denúncias ou para tirar dúvidas, moradores podem ligar na Unidade de Saúde de Talismã, no telefone (63) 3385-1140, e na Defesa Civil através do telefone (63) 98473-1148.
Há alguns dias, o g1 e a TV Anhanguera mostraram um problema semelhante que vem acontecendo no rio Pau Seco. O rio fica na divisa dos municípios de Araguaçu e Talismã. Ele nasce em São Miguel do Araguaia (GO) e desagua no rio Formoso, no sul do Tocantins. Os moradores contaram que é possível encontrar peixes mortos por pelo menos um quilometro e a causa ainda é desconhecida.
A TV Anhanguera pediu posicionamento do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.