Seciju realiza ação informativa na 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+
27 JUN 2022 • POR • 15h08A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) foi uma das apoiadoras da 17ª edição da Parada LGBTQIA+ que ocorreu nesse domingo, 26, com concentração na Praça dos Girassóis, em Palmas; e participação de pessoas de vários municípios do Tocantins e de outros estados, além de diversas instituições, movimentos sociais, coletivos e mais de dez organizações não governamentais que lutam pela garantia de direitos da comunidade.
O evento anual em prol da diversidade e da luta pelos direitos humanos da comunidade LGBTQIA+ ocorreu em alusão à Semana da Diversidade e a Gerência de Diversidade e Inclusão Social da Seciju realizou uma ação informativa com entrega de panfletos sobre a participação cidadã da comunidade na luta pela preservação de direitos, reconhecimento, respeito e inclusão.
“A blitz informativa que fizemos na Parada do Orgulho LGBTQIA+ se relacionava com a pauta escolhida pela comunidade neste ano. Realizamos uma panfletagem e conversa sobre a importância da organização e participação cidadã da comunidade seja em coletivos, seja em espaços que auxiliam a consecução das políticas públicas, como as comissões e conselhos. Todos os segmentos da sociedade devem exercer a participação cidadã na construção dos direitos humanos, seja no âmbito social, seja no Institucional”, afirmou a gerente de Diversidade e Inclusão Social, Verônica Salustiano.
Programação
A Semana iniciou na última quarta-feira, 22, e contou com apresentações culturais, mesas-redondas, conferências, confraternizações, show com artistas locais, além da vacinação com o busão da Saúde municipal e distribuição de preservativos.
Um dos organizadores da Parada que representa o movimento Diversidade Tocantinense, Damião Rocha, destacou o apoio da Seciju na causa e reforçou a responsabilidade de todos. “A luta pela causa não é só da comunidade LGBT, mas de toda a sociedade e o que reivindicamos é respeito, possibilidades e o direito de amar e ser amado”, destacou.
“Durante a Semana, tivemos live representativa, apresentação de pesquisas na Universidade Federal do Tocantins e, hoje, é a grande manifestação de orgulho. Reunimos todos, todas e todes na rua para manifestar nosso orgulho e também reivindicar nossas pautas e, neste ano político, estamos aqui para reforçar que somos eleitores e participamos diretamente da política em prol da defesa e da garantia de nossos direitos”, frisou Damião.
Orgulho de ser LGBTQIA+
Para João Silva, de 23 anos e estudante de Física, os desafios em ser um homem bissexual são enormes. “A sociedade tem todo um padrão social, um moral e uma ética de como se portar. Fui me descobrindo e comecei a adentrar no meio LGBT e acabei vivenciando os dois lados. Acho que é muito importante minha participação na parada para expressar o que é ser um homem bissexual, de como é ter relacionamentos bissexuais e mostrar, dentro e fora do meio LGBT, como é ter nossa experiência, nossas vivências e que precisamos de visibilidade e respeito para vivermos como acreditamos e como nos sentimos felizes”, confidenciou.
Rafaela Chavier, de 27 anos, técnica em Segurança do Trabalho, é uma mulher lésbica e reforçou que a Parada é um espaço importante para dar visibilidade às pessoas LGBTs. “A Parada é um momento de união de todos da comunidade LGBT, além de mostrar para a sociedade que além de existirmos, nós podemos interagir e mostrar que cada um tem a sua essência e o seu poder de fala, sua presença e que devemos nos impor enquanto pessoas com suas profissões e sem vergonha de assumirmos o que somos”, concluiu.