Restaurante em Araguaína oferece refeições de qualidade com preço acessível
25 FEV 2011 • POR • 17h34
Alessandro Sachetti
Da Redação
Os moradores e visitantes de Araguaína têm uma opção barata e saudável para a hora do almoço: o Restaurante Popular, localizado ao lado da Praça das Nações na região Central. Com seis meses de funcionamento é fruto da parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.
O restaurante funciona de segunda à sexta-feira, da 11h às 14h, exceto em feriados e as fichas do almoço são vendidas a partir das 11h. Com capacidade para atender mil pessoas por dia, o restaurante está aberto para o público em geral e atualmente, atende cerca de 900 pessoas por dia.
O preço da refeição é de R$ 2,00 e mais um R$ 1,00 para quem quiser tomar suco de polpa de fruta natural. O espaço abriga uma cozinha equipada com duas câmaras frias, geladeiras, fogões industriais, sala resfriada para o preparo de verduras e legumes, além de fornos especiais para assar carne bovina e outro para aves. No momento, trabalham no local 15 funcionários.
Cardápio variado
O cardápio muda diariamente, segundo o gestor João Vicente Pereira isso se deve a uma questão de logística: “Não é possível planejarmos o que será servido na semana que vem, pois, isso depende da disponibilidade dos nossos fornecedores. Para que possamos sempre atender nessa faixa de valor é preciso que trabalhemos com a disponibilidade do mercado”. Nessa variedade de cardápio incluem-se diferentes maneiras de preparo da carne bovina, suína e frango, além de saladas variadas.
Pratos Regionais
Ainda de acordo com Pereira, o Restaurante Popular já serve uma vez por semana pratos regionais, tais como: chambari, dobradinha e frango caipira, como uma maneira de também satisfazer a população local que tem hábito no consumo desses pratos e também, para fortalecer a cultura regional através da culinária.
O chefe de cozinha Marlon Pereira, que já trabalhou na Europa, em países como França, Alemanha, Itália entre outros é o responsável pelo preparo da refeição afirma ser um prazer cozinhar os pratos regionais e acrescenta: “O Restaurante Popular prioriza o melhor preparo dos alimentos, com bastante higiene. Trabalhamos sempre em busca de proporcionar uma alimentação saudável e de qualidade para a população de Araguaína”.
Atendimento
O Restaurante Popular vende as fichas no guichê localizado antes da entrada principal. Ao entrar, todos são obrigados a lavar as mãos, pois não é permitido levar a bandeja com as mãos sujas. Antes de serem utilizadas as bandejas são limpas em uma máquina de lavar própria e em seguida são esterilizadas com pano umedecido em álcool.
Opinião
Nesta sexta-feira, 25, a equipe de reportagem do Portal O Norte, visitou as instalações do restaurante que estavam servindo no cardápio: feijoada, arroz, vinagrete, molho de pimenta e farofa.
Nossa equipe também conversou com alguns usuários, entre eles, o balconista João Luiz Rodrigues dos Santos, 27 anos, que afirma frequentemente almoçar no local e faz uma observação “Apesar da gente demorar cerca de 20 minutos para ser atendido, vale à pena almoçar aqui, porque a comida é boa e barata”, diz.
O que são restaurantes populares
Os restaurantes populares constituem uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em parceria com os Estados, Distrito Federal e os Municípios. São Unidades de Alimentação e Nutrição destinadas ao preparo e comercialização de refeições saudáveis, ofertadas a preços acessíveis à população, que devem localizar-se preferencialmente em grandes centros urbanos.
O público alvo dos restaurantes são trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.
Para saber mais, acesse:
http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/seguranca-alimentar-e-nutricional/restaurante-popular/gestor/restaurantes-populares