Morre aos 94 anos, Siqueira Campos, criador do estado do Tocantins
4 JUL 2023 • POR Da Redação • 20h05Faleceu nesta terça-feira (4), às 19h25, José Wilson Siqueira Campos, o ex-governador que criou o estado do Tocantins. Ele estava internado na UTI de um hospital particular de Palmas desde o dia 29 de junho, mas não resistiu a uma infecção generalizada. A informação foi confirmada pelo filho, Eduardo Siqueira Campos, e pela assessoria do pioneiro.
Siqueira Campos (94 anos), precisou ser internado após sentir fortes dores pelo corpo devido a um tratamento contra um câncer, mas teve seu estado de saúde agravado por uma infecção pulmonar.
Durante a internação, o filho Eduardo Siqueira Campos, divulgou uma mensagem confirmando que o quadro era considerado gravíssimo, mas que haveria esperança de cura. “Cremos no Deus do impossível”.
O ex-governador apresentou um quadro grave de septicemia ou sepse. Diante desse diagnóstivo, os médicos tiveram que alterar os antibióticos que estavam sendo administrados. Este quadro é perigoso resulta de uma reação exagerada do organismo ao combater algum tipo de infecção.
Siqueira deixa esposa e oito filhos. O ex-governador foi casado durante mais de 40 anos com Aureny Siqueira Campos, com quem teve seis filhos. Em homenagem a ela foram batizados quatro bairros de Palmas. Os dois continuaram tendo uma relação cordial até a morte dela, em novembro de 2020.
Após o divórcio, Siqueira casou-se com Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, com quem teve mais dois filhos.
NOTAS DE PESAR
É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-governador e ilustre líder político, Siqueira Campos, que deixou uma marca indelével no Estado do Tocantins. Sua partida deixa um vazio imensurável na política brasileira e nas vidas daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer sua dedicação e compromisso inabaláveis com o Tocantins, desde o então norte-goiano, e toda sua gente.
Siqueira Campos foi um visionário, um homem de coragem que desbravou caminhos para a criação do Estado do Tocantins em 1988, lutando incansavelmente por essa conquista histórica que mudou os destinos de toda a região, trazendo oportunidades para seus moradores e tantos brasileiros que para cá vieram em busca de oportunidade. Seu pioneirismo e seu empenho incansável, às vezes incompreendido pela tenacidade e determinação, deixaram um legado duradouro para as futuras gerações.
Além de suas realizações políticas, Siqueira Campos será lembrado por sua liderança carismática, sua habilidade em unir pessoas e sua paixão inabalável pelo bem-estar de seu povo. Ele sempre foi um defensor incansável dos direitos e interesses do Tocantins e lutou para garantir um futuro próspero e promissor para todos. Além do Tocantins, uma luta que foi por outros líderes também compartilhada, a criação de Palmas emprestou a sua marca mais relevante, cidade planejada e moderna que, para além de cartão postal do nosso Estado, serviu para unir todas aquelas cidades que reivindicavam a condição de capital tocantinense.
Neste momento de profunda tristeza, nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos de Siqueira Campos. Que encontrem consolo e força para superar essa perda irreparável. Seu legado permanecerá vivo, inspirando gerações futuras a continuarem a luta por um Tocantins melhor. Morre, sem sombra de dúvidas, o maior líder da história tocantinense, a quem a história prestará mais homenagens pela criação do Tocantins e sua capital, Palmas. Palmas para Siqueira Campos.
Que a memória de Siqueira Campos seja honrada e que seu exemplo de liderança, integridade e dedicação ao serviço público continue a guiar os rumos do Tocantins. Descanse em paz, eterno governador Siqueira Campos.
Ricardo Ayres
Deputado Federal (Republicanos-TO)
Nota de Pesar José Wilson Siqueira Campos
É com imenso pesar que o Secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, recebeu a triste notícia do falecimento de José Wilson Siqueira Campos.
O eterno Governador foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, que desempenhou um papel fundamental para a criação do Estado do Tocantins em 1988. Como primeiro Governador do Estado, ele dedicou sua vida ao serviço público, exercendo o cargo por quatro mandatos.
Além de sua liderança política, Siqueira Campos foi um defensor incansável da educação e um grande promotor de programas de inclusão social. Por meio do seu programa emblemático, os Pioneiros Mirins, ele proporcionou oportunidades educacionais a crianças em todo o Estado, incentivando seu desenvolvimento e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes.
Sua visão progressista também se estendeu à infraestrutura do Tocantins.
Sob sua gestão, foram realizadas grandes obras, que deixaram um legado significativo para todos os habitantes do Estado. Sua dedicação incansável ao progresso e bem-estar do povo tocantinense será sempre lembrada.
Neste momento de profunda tristeza, estendemos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e a todos os cidadãos do Tocantins. Que encontrem conforto e força para enfrentar essa perda irreparável.
Que o legado de José Wilson Siqueira Campos seja um exemplo de liderança, coragem e dedicação, inspirando as futuras gerações a continuarem lutando pelos ideais de progresso, educação e inclusão.
Professor Fábio Vaz
Secretário de Estado da Educação
NOTA DE PESAR - JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS
Hoje é um dia que entristece a todos nós, o Tocantins está em luto, com a partida do governador, José Wilson Siqueira Campos, um líder habilidoso e dedicado ao seu Estado, que deixa uma trajetória de vida pública marcada pela determinação, coragem e espírito de luta.
Siqueira Campos foi um grande estadista. Ele foi uma das maiores lideranças da região Norte do país, que deixou sua passagem marcada no cenário político e na história do Tocantins e do Brasil.
Meus sentimentos e solidariedade à dona Mariluce, aos filhos, em especial ao meu amigo Eduardo Siqueira, aos familiares, amigos e a todos os tocantinenses, como eu, que o admiravam. Que Deus possa confortar o coração de todos.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, na noite desta terça-feira, 4, após várias internações e infecção generalizada.
Siqueira Campos nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), filho de Pacífico e Regina Siqueira Campos. Chegou ao Tocantins em 1960, em Colinas, no então Norte de Goiás. Foi vereador, deputado federal, governador e senador da República.
Como deputado federal, foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregue ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Foi também responsável pela construção da capital Palmas que é em tese a última cidade brasileira planejada do século 20.
Siqueira deixa seis filhos: José Wilson Júnior, Eduardo, Telma, Stela, Ulemá e Regina. O Tocantins perde um grande estadista e símbolo maior do nosso estado. Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos familiares e a todos os tocantinenses e manifesto minhas sinceras condolências.
Marcus Marcelo Barros
Deputado Estadual