Ponte sobre o Rio Lontra poderá ser construída através de iniciativa privada
1 MAR 2011 • POR • 15h48
Alessandro Sachetti
Da Redação
Na manhã desta terça-feira, 01, os vereadores presentes que participaram da primeira sessão do mês de março, aprovaram por unanimidade o projeto para construção de uma ponte sobre o Rio Lontra, mais conhecido como, Lago Azul.
A ponte fará a ligação entre os setores Jardim Paulista e Nova Araguaína. O projeto é tido como de suma importância por todos os vereadores e não deve ter grandes problemas para ser aprovado nas duas instâncias de votação pelas quais ainda passará.
A ponte que ocupará uma área de 4.477m² está orçada, inicialmente, em R$ 8 milhões e terá toda a sua construção paga pela iniciativa privada.
O projeto de lei nº 05/011 dispõe sobre a desafetação de rua e autorização de permuta com imóvel particular para acesso à ponte do Lago Azul e dá outras providências. Por ser o projeto de autoria do Executivo Municipal, alguns vereadores, entre eles o vereador Jorge Frederico (PMDB) e o vereador Divino Bethânia Júnior (PP) exigiram garantias do Prefeito Valuar (DEM), para a realização do projeto.
Após discussão tranqüila, o vereador Divino Betânia lembrou que esse projeto beneficiará toda a população de Araguaína e destaca: “Esta obra será de grande valia para os munícipes, há anos esperamos pela construção dessa ponte por parte do Governo, o que nunca aconteceu. Não podemos perder a oportunidade de viabilizar esse projeto que não custará um centavo sequer aos cofres públicos”, ressalta.
Benefícios
Além da valorização dos lotes ao redor das margens do lago, a ponte possibilitará o acesso mais fácil dos moradores da cidade aos dois lados do lago. O vereador Jorge Frederico frisa a segurança que isso acarreta e diz: “Quantas pessoas já morreram na BR-153? Pessoas essas que voltavam pra suas casas ou vinham para o Centro da cidade para trabalhar. É muito importante que essa obra seja concretizada. Não faria sentido que nós, como vereadores e cidadãos, não aprovássemos essa obra”, observa o vereador.
O vereador Divino Betânia acrescenta que há também a execução do “Projeto Orla” que está em estágio avançado e que, com a construção da ponte os cidadãos araguainenses poderão usufruir da Orla do lago com muito mais facilidade e tranquilidade.
Importância da Obra
Essa obra, realmente importante para o município, além de gerar empregos diretos e indiretos, também acarreta em uma grande economia para quem transita pelos dois lados do Lago Azul, pois diminuirá drasticamente o percurso percorrido para se chegar de um ponto a outro da cidade, como o Bairro de Fátima, por exemplo. Além é claro de valorizar as áreas beneficiadas, deve implicar também no crescimento rápido desses setores, pois, grande parcela da população não habita a região justamente pela dificuldade encontrada para se locomover para outras partes cidade.
Trâmites da aprovação
Para que um projeto seja iniciado é preciso que o mesmo seja aprovado em três votações pela Câmara Municipal. Entre uma votação e outra é possível que sofra alterações, se assim entenderem os legisladores. Na sessão que aprovou, em 1ª votação o projeto para construção da ponte compuseram a mesa diretiva o Presidente da Câmara Municipal vereador Elenil da Penha e o vereador Divino Betânia Junior. Todos os vereadores estiveram presentes à sessão, exceto o vereador Gideon Soares (PMDB) que se ausentou por conta de um compromisso na União dos Vereadores de Tocantins (UVT) em Palmas, a qual ele presidiu nos últimos dois anos.