INVESTIGAÇÃO

Grupo que falsificava RGs para sacar auxílio emergencial é alvo de buscas da PF

4 ABR 2024 • POR • 10h01
Operação da Polícia Federal investiga associação criminosa dedicada à prática de diversos crimes relacionados à fraudes no recebimento do auxílio pago pela Caixa Ecônomica Federal - Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, (4), a operação Subitis Fictus, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa dedicada à prática de diversos crimes, especialmente fraudes no recebimento do auxílio emergencial pagos por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal em Palmas. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A investigação começou em 2023, com base na análise de material apreendido em inquérito policial instaurado mediante prisão em flagrante por fraudes ao auxílio emergencial. A partir da referida análise, foram identificados outros envolvidos na prática de falsificação de carteiras de identidade e uso desses documentos falsos perante a CAIXA, a fim de viabilizar o saque fraudulento.

Os fatos investigados apontam para o cometimento dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos e estelionato majorado, cujas penas podem chegar a 14 anos de prisão.