EM BRASÍLIA

Estado participa do Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres

13 JUN 2024 • POR • 11h14
Participação do Governo do Tocantins neste fórum foi fundamental para Secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, enfatizou importância do evento para ampliar visão sobre como integrar e articular melhor as políticas para mulheres - Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), participou do 2° Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres, realizado no Museu Nacional da República, em Brasília. O evento reuniu gestoras de políticas para as mulheres de governos estaduais, distrital e municipais, totalizando cerca de 300 participantes. Essa iniciativa não apenas promoveu o intercâmbio de ideias e informações, mas também contribuiu diretamente para o aprimoramento da gestão de políticas públicas voltadas para as mulheres.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres (MM), ocorreu na terça, 11, e quarta-feira,12, e discutiu temas relacionados ao fortalecimento da gestão das políticas públicas, intercâmbio de experiências, participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, e as estratégias de integração e articulação das políticas para mulheres.

“Este evento foi de suma importância, pois nos proporcionou uma plataforma essencial para o fortalecimento da gestão das políticas públicas voltadas para as mulheres. Trocamos experiências valiosas, aprendemos com as boas práticas implementadas em outros estados e, principalmente, discutimos estratégias que promovam a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. A participação do Governo do Tocantins neste fórum foi fundamental para ampliarmos nossa visão sobre como podemos integrar e articular melhor as políticas para mulheres em nosso Estado, ” enfatizou a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa.

Durante a abertura, foi lançada a campanha Mais Mulheres no Poder, Mais Democracia. Além de apresentar dados e informações sobre a sub-representatividade das mulheres na política, os materiais da campanha divulgam canais de denúncia e orientações, como o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher.

No primeiro dia do fórum, foi realizada uma mesa-redonda que abordou o tema Ampliando a Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão. Já nessa quarta-feira, 12, os participantes discutiram O Impacto do Orçamento nas Políticas Públicas para as Mulheres e compartilharam boas práticas de políticas para as mulheres nos estados.

A mesa de abertura contou com a presença da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves; da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e da ministra substituta do Turismo,  Ana Clara Lopes. Também estiveram presentes a governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; a vice-presidente do Banco do Brasil, Ana Cristina Rosa Garcia; e a senadora do Distrito Federal, Leila Barros.