PÓS-GRADUAÇÃO

Curso em parceria da UFT com Estado forma Cerca de 100 operadores de segurança pública

15 JUN 2024 • POR • 08h44
Governador Wanderlei Barbosa parabenizou a turma e destacou que o Tocantins investe na segurança e no bem-estar de todos os cidadãos - Luiz de Castro

Cerca de cem operadores de segurança pública concluíram o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Política e Gestão em Segurança Pública e foram certificados nesta sexta-feira, 14, em solenidade no Palácio Araguaia.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O curso foi realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e teve o objetivo de aprimorar a formação e capacitação de profissionais de segurança pública, oferecendo uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos para o enfrentamento da criminalidade no Estado. O investimento foi de R$ 185 mil oriundos do eixo Valorização dos Profissionais da Segurança Pública (VPSP).  

Padrinho da turma, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o conhecimento enriquece a vida profissional do policial e representa um avanço significativo para toda a sociedade.

“Um dos investimentos que o nosso governo faz é na qualificação dos servidores porque sabemos que isso traz retorno para o Estado. Essa formação não é tão visível como uma ponte, mas tem a mesma importância, porque precisamos  de bons profissionais, de servidores qualificados para oferecer o melhor ao nosso povo. Por isso parabenizo a SSP, na pessoa do secretário Wlademir. Acredito que isso também contribuirá com a criação de políticas públicas mais eficientes”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, patrono da turma, afirmou que, ao se dedicarem aos estudos, os policiais ampliam seu repertório teórico e adquirem uma visão mais crítica e analítica das questões de segurança pública.

“Infelizmente os crimes estão cada vez mais complexos e especializados, por isso é imprescindível que nossos policiais estejam à frente, preparados para lidar com as novas demandas. É nesse contexto que a carreira acadêmica e a constante atualização de conhecimentos se tornam fundamentais. Agradecemos pela importante parceria com a UFT e já anuncio que, em breve, teremos mais 15 vagas para mestrado em mais uma brilhante integração entre esses dois órgãos”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil Claudemir Luiz Ferreira fez questão de destacar que a data é histórica. “Hoje estamos comemorando a qualificação. É um dia histórico e daqui muitos outros frutos serão colhidos”, disse.

Já o vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker Costa,  reforçou que é grande a alegria por ver a universidade cumprido seu dever. “Essa solenidade marca a transposição de conhecimentos para além dos muros da faculdade. Tenham certeza que essa qualificação será revertida em melhores indicadores para o Estado e a UFT está totalmente à disposição para dar continuidade a essa parceria que, tenho certeza, será duradoura”, ressaltou.

O curso 

Com carga horária de 375 horas distribuídas em diferentes disciplinas teóricas e práticas, o curso aprimorou os profissionais da Segurança Pública que lidam em meio às diversas situações, possibilitando a qualificação profissional o desenvolvimento teórico e prático do servidor em exercício.

A coordenadora do curso, professora Naíma Worm destacou os desafios. “Foi um grande desafio integrar duas realidades diferentes (SSP e UFT) em uma turma de cem alunos, mas hoje vemos que isso foi possível e é com imensa alegria que hoje tenho a sensação de dever cumprido. Foram 97 projetos concluídos e nossos alunos desafiados a expandir seus horizontes. Foi um trabalho interdisciplinar que integrou conhecimentos de diversas ciências”, destacou.

O orador da turma Wanderson Chaves, corregedor-geral da Polícia Civil, agradeceu pela realização do curso. “À SSP que contribuiu, aos mestres, à UFT, o nosso obrigado. Vocês não apenas qualificaram policiais, vocês abriram os olhos de homens e mulheres que, profissionalmente se tornaram melhores e capazes de, cada um em sua trajetória, tornar não apenas a polícia ou a Secretaria da Segurança Pública melhor, mas a nossa sociedade tocantinense melhor, inserida em um grande projeto de crescimento do país e de empoderamento da nação brasileira”, finalizou.

Homenagens

Durante a solenidade, foram homenageados o patrono governador Wanderlei Barbosa Castro, o padrinho secretário Wlademir Mota Oliveira, a coordenadora do curso doutora Naima Worm, o professor doutor Tarsis Barreto Oliveira e o professor mestre doutor Afonso José Azevedo de Lyra Filho.

A solenidade contou com a presença da equipe gestora da SSP/TO, familiares, parlamentares e diversas autoridades.