WORKSHOP

Estado capacita mais de 700 servidores em Formalização e Execução da Despesa Pública

6 JUL 2024 • POR • 09h29
Evento marcou o início de uma grade de capacitações - CGE/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) e da Superintendência de Gestão e Ações de Controle Interno (Sugaci), concluiu nesta sexta-feira, 5, a primeira fase do Workshop em Procedimentos da Formalização da Despesa Pública, iniciado no  dia 17 de junho.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Marcando o início de uma grade de capacitações voltadas para o fortalecimento da gestão pública, a primeira etapa do Workshop abordou sete temáticas diferentes ao longo de 11 cursos, no qual 705 servidores foram capacitados.

 “A importância de qualificar agentes públicos reflete diretamente na prestação de serviços à sociedade, tornando a administração pública fonte de ações assertivas e compromissadas com o bem-estar dos cidadãos”, destacou o superintendente da Sugaci, Benedito Martiniano Neto, que também é um dos instrutores do Workshop.

 O secretário-chefe da CGE/TO, José Humberto Muniz Filho, também comentou sobre a relevância das capacitações. “A qualificação constante dos servidores é um investimento que se reflete em maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos, assegurando que as políticas públicas sejam executadas com excelência e transparência. O comprometimento dos servidores em participar e se especializar mostra o engajamento e a responsabilidade de todos com o serviço público de qualidade”, reforçou.

O objetivo da ação é capacitar servidores diretamente envolvidos com a temática dos cursos, possibilitando a melhoria na execução de políticas públicas e, consequentemente, o atingimento da finalidade pública, atentos a práticas que evitem sanções aos agentes públicos e prejuízos para a administração.

O coordenador do Simplifica Tocantins na Junta Comercial, Rubens Santos,  compartilha sua experiência. "É a primeira vez que participo dos cursos presenciais da CGE e estou gostando bastante do que está sendo passado. A didática é muito boa, os instrutores são muito eficientes, entendem do assunto e conseguem transmitir isso de forma clara. Nos cursos presenciais, temos a oportunidade de interagir, tirar dúvidas e sair com um conhecimento pronto para aplicar na prática. Eu me inscrevi em dez cursos disponíveis que estão vinculados de alguma forma à minha área de atuação”, afirmou.

Cursos

Nesta primeira etapa, foram apresentados os cursos sobre Formalização e Execução do Processo da Despesa Pública; Gestão e Fiscalização de contratos no Âmbito da Administração Pública; Diárias; Implementação da Gestão de Riscos, Conforme ISO 31000; Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual; Tomada de Contas Especial e Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (n° 14.133/2021): visão Geral.

Compõem ainda a instrutoria do evento os servidores Adalvânio Nóbrega, Eliana Rodrigues, Elaine Zanetti, José Batista Filho, Kelsene Alencar, Mônica Gonçalves e Valterly Passos.

*Secom Tocantins