ENSINO DE APRENDIZAGEM

Governo do TO promove formação para mais de 1,5 mil profissionais sobre uso das tecnologias

7 AGO 2024 • POR • 09h54
Formação para servidores das 13 superintendências regionais visa aperfeiçoar atuação dos profissionais nas escolas estaduais - Mari Rios

Oportunizar a formação continuada aos profissionais da educação, aprimorando o uso das tecnologias para transformar o processo de ensino-aprendizagem na rede estadual de ensino é um dos objetivos do encontro realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Palmas. Participam do evento mais de 1,5 mil coordenadores de área e técnicos das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) reunidos, de 6 a 7 de agosto, nos campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O encontro formativo faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação no eixo educação tecnológica e inovadora (Profe Digital) e integra o Plano de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, em que os participantes são guiados por teorias educacionais contemporâneas e práticas pedagógicas inovadoras, que visam maximizar o potencial de cada estudante.

Na abertura do evento, a superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc, Anice Souza, destacou que a formação busca promover a incorporação das ferramentas tecnológicas como instrumento pedagógico. "As tecnologias trazem para a educação desafios e oportunidades. Nesse contexto, a Seduc está realizando a formação presencial com o intuito de atualizar conhecimentos e aprimorar as habilidades e práticas dos educadores da rede estadual", ressaltou. 

A formação contempla abordagens para os profissionais por meio da utilização da Sala Google, da 1ª Sequência Didática, desenvolvida pela Seduc, e o uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs), que incluem plataformas, sites e aplicativos voltados para a aprendizagem. 

A coordenadora de área de Matemática do Centro de Ensino Médio de Gurupi, Rosângela Pimenta, enfatizou que o momento formativo vai contribuir significativamente para a atuação dos profissionais. "Esta formação presencial é uma oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos na área de tecnologia, para multiplicarmos nas nossas escolas e podermos aplicar tudo o que estamos aprendendo aqui em prol da melhoria do trabalho que realizamos nas nossas escolas", salientou.  

Profe Digital

Para implementar o Profe Digital, o Governo do Tocantins investiu mais de R$ 49 milhões para a compra de equipamentos. Já foram distribuídos 14 mil notebooks aos professores efetivos, coordenadores, orientadores e diretores das 502 escolas estaduais, e 13 mil chromebooks para os estudantes do Ensino Médio. A Seduc também firmou parceria com a Google For Education e adquiriu 97 mil licenças da maior plataforma de educação do mundo.

O secretário-executivo da Educação, Edinho Fernandes, enfatizou o empenho da gestão estadual em elevar a qualidade do ensino público na rede estadual, investindo em infraestrutura e tecnologia para as escolas e valorizando os servidores. "A rede estadual de educação tem profissionais satisfeitos, com seus direitos reconhecidos e um governo que se empenha muito para oferecer aos nossos profissionais oportunidades contínuas de aperfeiçoamento. Os coordenadores que estão aqui, nestes dois dias, serão multiplicadores para todos os professores da rede estadual, apresentando uma nova dinâmica, que é a sequência didática, que oferece inúmeras alternativas de ofertarmos aulas cada vez mais atrativas e com mais qualidade, utilizando as ferramentas tecnológicas", reforçou.

O encontro abordou, ainda, debates sobre o papel do coordenador de área; a relevância do tripé pedagógico: avaliação, currículo e formação; a Base Nacional Curricular Comum (BNCC); o Documento Curricular do Tocantins (DCT) e a Matriz de Recomposição das Aprendizagens.

Outras duas atividades formativas presenciais estão previstas para serem realizadas até o final do ano letivo de 2024, contemplando profissionais das mais de 500 escolas estaduais do Tocantins.