EM SÃO PAULO

Governo apresenta potencialidades do Estado no salão internacional da indústria de proteína animal

8 AGO 2024 • POR • 10h12
Equipe de servidores do Governo do Tocantins que atuam no maior evento da indústria de proteína animal do Brasil - Vinicius Venâncio/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), participa do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), maior evento da indústria frigorífica do Brasil. Iniciado nessa terça-feira, 6, o evento ocorre no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP e reúne mais de 100 empresas e cooperativas do setor. A Sics estruturou um estande no evento, para promover os potenciais econômicos, logísticos e os incentivos fiscais oferecidos àqueles que optam por investir no Tocantins. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) e com investimento proveniente do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), o estande institucional serve como local de apoio às equipes técnicas da Sics, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), responsáveis pela apresentação dos dados das cadeias produtivas e das condições favoráveis para atender as demandas dos possíveis investidores.

O secretário-executivo e superintendente de Desenvolvimento Econômico da Sics, Vinicius Pimenta, esteve presente no primeiro dia do evento e ressaltou a importância da atuação conjunta dos órgãos estaduais para divulgar o estado do Tocantins. “Nosso objetivo é levar o Tocantins e todo seu potencial para os investidores. O governador Wanderlei Barbosa tem trabalhado incansavelmente para tornar nosso Estado ainda mais atrativo e seguro para as empresas. Nossa participação no evento é uma oportunidade para sentar e conversar com empresários de todo o mundo. Por isso, a Sics montou essa estrutura e, juntamente com nossos parceiros de outras secretarias, trouxemos uma equipe que conhece o que o Tocantins tem de melhor a oferecer”, enfatizou o secretário-executivo. 

O diretor de Aquicultura da Sepea, Thiago Tardivo, salientou que esse alinhamento demonstra o compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento socioeconômico. "Essa transversalidade entre as secretarias é importante para que possamos chegar ao nosso objetivo: trazer investimento, gerar emprego e renda ao nosso Tocantins. Então, precisamos trabalhar em conjunto para mostrar essas potencialidades e transformar em realidade o nosso Estado com crescimento, produção e retorno financeiro", reforçou.

Trabalho conjunto

O trabalho conjunto e articulado entre os órgãos estaduais gera resultados concretos na captação de empresários e produtores rurais interessados em investir no Tocantins. O diretor de produção do Grupo Alvorada, André Pessamilio, esteve no estande do governo, no primeiro dia do evento, para tirar dúvidas e conhecer melhor a política de incentivos fiscais. “Buscamos áreas para a produção de grãos e achamos, no Tocantins, uma região muito boa, com solos bons e produtivos. Isso nos incentivou a investir lá. A partir de outubro, estaremos assumindo uma propriedade com intenção de produzir e comercializar grãos”, pontuou. 

O estande do Governo do Tocantins no Siavs 2024 possui 24 m², conta com três servidores técnicos da Sics, três da Seagro e um da Sepea. A expectativa da equipe é que, por dia, o espaço receba 300 visitantes.

Siavs 2024

O Siavs é o maior evento da indústria de proteína animal do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva do setor: mais de 100 empresas e cooperativas produtoras, exportadoras e fornecedores das indústrias de aves, suínos, bovinos, ovos e peixes, empresas de genética, farmacêuticas, químicas, produtoras de insumos e de tecnologias. O evento ocorre até esta quinta-feira, 8, com programação de palestras e apresentações de startups sobre tecnologias voltadas para a produtividade, a sustentabilidade e a agregação de tecnologia à produção. São esperados mais de 25 mil visitantes, deste total, cerca de 2,5 mil são produtores rurais.

*Secom Tocantins