TRAGÉDIA

Veja o trajeto da aeronave que caiu 4,5 mil metros em apenas 1 minuto

9 AGO 2024 • POR • 16h31
Avião saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, na Grande São Paulo - Reprodução FlightAware

O avião da Voepass Linhas Aéreas que caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9/8), perdeu 4,5 mil metros de altitude em apenas um minuto, segundo dados do site de monitoramento FlightAware. O acidente, que envolveu 58 passageiros e 4 tripulantes, não deixou sobreviventes, conforme informações das autoridades locais.

Após decolar do aeroporto de Cascavel, no Paraná, por volta do meio-dia, a aeronave seguiu em linha reta por cerca de uma hora. Em seguida, realizou uma curva leve e, cerca de 20 minutos depois, fez uma manobra brusca entre as cidades de Vinhedo e Valinhos.

No momento em que começou a cair, o avião estava a uma velocidade de 439 km/h. O destino final era o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, com previsão de chegada às 14h.

O avião era um modelo ATR-72-500, frequentemente utilizado em voos regionais. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que essa aeronave, equipada com motor turboélice, tem capacidade para até 74 passageiros e pode alcançar uma velocidade máxima de 511 km/h.

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) para investigar as causas do acidente.

Em comunicado oficial, a Voepass afirmou que está utilizando todos os recursos disponíveis para prestar assistência às famílias e que ainda não há informações concretas sobre o que levou à queda. A empresa também disponibilizou uma linha telefônica 24 horas (0800 941 9712) para apoiar os familiares e colaboradores.