VERÃO SEGURO

Campanha do Detran/TO alcança mais de 200 mil condutores

12 AGO 2024 • POR • 14h49
Trabalho das equipes de educação para o trânsito e agentes de fiscalização alcançou um público estimado de 222 mil condutores e mais 2 mil veículos abordados - Felix Carneiro

As ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), durante a Campanha Verão Seguro 2024 alcançaram em torno de 222 mil pessoas diretamente em praias, avenidas e locais que dão acesso aos pontos turísticos dos municípios tocantinenses, de 5 a 29 de julho. O trabalho realizado pelas equipes de educação para o trânsito e agentes de fiscalização do Detran/TO abordou 2.155 veículos; realizou 28 testes de alcoolemia, sendo quatro condutores conduzidos para a delegacia por embriaguez ao volante; removeu 5 veículos; e lavrou 3.242 autos de infração.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar os condutores sobre os altos índices de sinistros de trânsito e incentivar uma postura mais prudente e responsável no volante, uma vez que, nesta época do ano, há um aumento exponencial de veículos nas vias e nas rodovias do Estado e, consequentemente, a elevação dos sinistros de trânsito, em decorrência das férias escolares e da temporada de praia. Para alcançar este objetivo, foi realizado um conjunto de ações, como blitze educativas e repressivas, patrulhamento e bloqueio viário, controle de tráfego e panfletagens.

O gerente de fiscalização e segurança do Detran/TO, Enildo Leite, destaca que foi mobilizado um efetivo total de 47 agentes de fiscalização em 10 viaturas, distribuídos nos municípios dos polos de Araguaína, Araguatins, Arraias, Guaraí e Gurupi. “Este ano, mobilizamos o máximo de agentes de fiscalização do Detran/TO e ampliamos o alcance das nossas ações. Todo este trabalho buscou garantir a segurança pública viária, evitar sinistros de trânsito e preservar vidas, ao atuar com foco educativo, prestar orientações aos condutores de veículos e resguardar o respeito à sinalização e à legislação de trânsito”, pontua o gerente.

Destacaram-se também nos trabalhos dos agentes de fiscalização do órgão, a atuação dos profissionais no combate ao cometimento de infrações e de crimes de trânsito, primordialmente a alcoolemia (assumir o volante depois de consumir bebida alcoólica), cuja tolerância é zero. Assumir o volante depois de consumir bebidas alcoólicas compromete significativamente as habilidades dos condutores, como coordenação motora, tempo de reação, reflexo e tomada de decisão.

Educação para o Trânsito

Nas ações desenvolvidas pela Gerência de Educação para o Trânsito, os profissionais educadores abordaram os condutores evidenciando a importância de uma direção veicular responsável e reforçaram os cuidados básicos que devem ter na condução de um veículo, mas que salvam vidas, como: o uso do cinto de segurança; o respeito aos limites de velocidade; a distância que deve ser mantida entre os veículos; os requisitos para realização de ultrapassagem; a importância da revisão das condições veiculares; a checagem da validade dos documentos; a proibição da condução de um veículo ao ingerir bebida alcoólica; entre outros.

“Com este trabalho, buscamos estimular um comportamento mais responsável por parte dos nossos condutores, principalmente nesta época do ano, em que muitos tocantinenses viajam para as praias principalmente, aproveitando, muitas vezes, as férias escolares e do trabalho para momentos de lazer. Nesse sentido, trabalharemos incansavelmente para que todos possam desfrutar deste momento de forma tranquila”, enfatiza a gerente de Educação para o trânsito do Detran/TO, Hélida Christina Noronha.

Polos

No polo de Palmas, agentes de fiscalização do Detran/TO atuaram nos municípios de Araguacema, Lajeado, Miracema, Porto Nacional e no distrito de Luzimangues, onde atenderam a um público estimado de 110 mil pessoas. 

Na região de Arraias, o trabalho dos efetivos se estendeu aos municípios de Paranã, São Salvador (povoado Retiro) e Novo Alegre, neste último município destacou a atuação dos agentes na 28ª Vaquejada de Novo Alegre, que obteve um público estimado de 28 mil pessoas.

No polo de Araguatins, as atividades de fiscalização contemplaram os municípios de São Miguel, Praia Nortes, Sampaio e Itaguatins. Já na região de Araguaína, os fiscais atuaram em Araguanã e Filadélfia. No município de Filadélfia, destacou a atuação dos agentes na tropeada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em que foi realizado controle de fluxo do local.

Em Gurupi, as atividades de fiscalização ocorreram nos municípios de Formoso do Araguaia, Peixe e Sandolândia. Nas ações, a equipe atendeu a duas ocorrência de sinistro de trânsito, todos sem vítima, no município de Formoso do Araguaia.

Destacou-se também o trabalho dos agentes no 3° Passeio Ciclístico do município de Formoso do Araguaia até a praia de Recanto da Ilha (63 km), que teve cerca de 80 participantes. No local, as equipes prestaram apoio operacional, garantindo a segurança dos participantes por todo o trajeto.

Agentes de fiscalização do polo de Guaraí, em conjunto com agentes do polo de Itacajá, promoveram os trabalhos da campanha Verão Seguro nos municípios de Couto Magalhães, Bom Jesus e Itapiratins. Em Itacajá, os agentes do Detran/TO atuaram na Cavalgada, que teve um público de 3 mil pessoas; e no tradicional Rally da Águas de Itacajá, como a mesma estimativa de público.