TRIBUNAL DO JÚRI

Padrasto que tentou matar enteada a golpes de facão é condenado a 5 anos de prisão

24 AGO 2024 • POR Da Redaçao • 09h23

Valderi da Silva Fialho foi condenado a 5 anos e 6 meses de reclusão. O homem foi julgado pelo Tribunal do Júri em Palmas por tentativa de homicídio contra sua enteada, a quem atacou com um facão após discutir com sua então companheira, mãe da vítima.

Tribunal Acolhe Teses da Acusação

O julgamento aconteceu na quinta-feira (22), quando os jurados do caso aceitaram as teses de acusação apresentadas pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), reconhecendo as duas qualificadoras: o crime foi praticado contra a mulher por razões de gênero e por motivo fútil.

Detalhes do Crime

Durante o julgamento, o promotor de Justiça Argemiro Ferreira dos Santos Neto descreveu os eventos que culminaram na tentativa de homicídio. Segundo ele, o crime ocorreu em 2 de fevereiro de 2022, quando Valderi discutiu com sua companheira sobre questões financeiras relacionadas à casa em que moravam, na Quadra 1.303 Sul, em Palmas. A enteada, de 28 anos, tentou intervir para defender a mãe das agressões do padrasto.

Agressão e Tentativa de Homicídio

Após a intervenção da enteada, Valderi passou a insultá-la, saiu da residência, mas retornou algum tempo depois armado com um facão. Ele então partiu em direção à jovem, tentando golpeá-la no tórax. A vítima conseguiu se esquivar e pedir socorro, o que motivou a intervenção da mãe e de vizinhos. Diante disso, Valderi fugiu do local.

Condenação e Cumprimento da Pena

Condenado a 5 anos e 6 meses de reclusão Valderi da Silva Fialho deverá cumprir pena inicialmente em regime semiaberto.