Brasil ultrapassa a marca de 4 milhões de unidades com energia solar
24 AGO 2024 • POR • 10h14O Brasil ultrapassou a marca de 4 milhões de unidades consumidoras abastecidas pela geração própria de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos. De acordo com o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), as residências lideram o uso da tecnologia fotovoltaica, com mais de 2,8 milhões de imóveis abastecidos, com 70% do total de unidades consumidoras.
Pelo balanço da entidade, os estabelecimentos comercial e de serviços representam a segunda maior classe de consumo abastecida pela geração própria solar, com mais de 674,4 mil locais (16,8%), seguidos pelas propriedades rurais, com 410,4 mil (10,2%), indústrias, com 97,4 mil (2,4%), e prédios do poder público, com 12,1 mil (0,5%). Os demais tipos de consumidores, como serviços públicos e iluminação pública, somam cerca de 1,7 mil (0,1%).
As 4 milhões de unidades consumidoras representam apenas 4,5% do total de ligações de eletricidade no País, hoje com 92,4 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Por outro lado, a fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 46 gigawatts (GW) de potência instalada na geração própria de pequenos sistemas e nas usinas de grande porte, o equivalente a 19,4% da matriz elétrica brasileira.
Redução de Custos
Uma das principais vantagens de aderir à energia solar é a significativa redução na conta de luz. Ao instalar painéis solares, a dependência da energia elétrica convencional diminui, resultando em economia a longo prazo. Além disso, a instalação dos sistemas fotovoltaicos tornou-se mais acessível, com diversas opções de financiamento disponíveis.
Valorização Imobiliária
Investir em energia solar também pode aumentar o valor de imóveis. Propriedades com sistemas de energia renovável instalados são vistas como mais atraentes no mercado, principalmente pela perspectiva de economia contínua e responsabilidade ambiental.
Autonomia Energética
Ao produzir sua própria energia, o consumidor ganha maior autonomia, reduzindo a vulnerabilidade a aumentos tarifários e crises no fornecimento. Essa independência é um dos fatores que mais atraem os novos adeptos da energia solar.
Impacto Ambiental Positivo
A energia solar não emite poluentes, contribuindo diretamente para a redução da pegada de carbono. A adoção dessa tecnologia ajuda a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, preservando o meio ambiente para as futuras gerações.
Incentivos Governamentais
Muitos governos têm oferecido incentivos fiscais e subsídios para quem decide investir em energia solar. Essas políticas facilitam a adoção da tecnologia e tornam o retorno sobre o investimento ainda mais rápido.
Futuro Sustentável
Aderir à energia solar não é apenas uma tendência, mas uma decisão estratégica e ambientalmente responsável. Além de proporcionar economia e valorização imobiliária, essa escolha contribui para um futuro mais sustentável e seguro.
E ainda falando sobre esse assunto, essa iniciativa sustentável está perto e acessível para você que também deseja aproveitar das grandes vantagens de aderir a um projeto de energia solar no seu dia a dia, seja para o seu negócio ou moradia.
Convidamos você a conhecer a Daimond Solar. Sob o comando dos empresários Hélio Miranda da Silva e Leidiane da Silva Campos Miranda o grupo foi fundado no início de 2020 e já se destaca no segmento promissor conquistando espaço dentro e fora do Tocantins.
A Daimond está presente nos estados de Goiás, Pará, Maranhão, São Paulo, Piauí, Ceará, Goiás e Distrito Federal, já soma mais de 1500 clientes atendidos e está expandindo seu processo de distribuição através da Hello Solar.
Com tecnologia de ponta e compromisso com a sustentabilidade, a Daimond Solar está pronta para ajudar você a transformar sua casa ou empresa com energia limpa e renovável. Siga a empresa no Instagram para mais informações e chame no direct do perfil para agendar uma consulta gratuita.