Ex-governador é alvo de operação que investiga suposta fraude em licitação
26 AGO 2024 • POR Da Redação • 08h22
A Polícia Federal (PF) realiza nesta segunda-feira, 26, uma operação com 30 mandados de busca e apreensão em Palmas, Gurupi e Dianópolis. O ex-governador Mauro Carlesse é um dos alvos de busca e apreensão nesta ação que visa investigar supostos crimes de fraude em licitações ocorridos em 2018 na extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do Estado do Tocantins (SECIHD).
SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Investigações e Medidas Cautelares
Os crimes em investigação incluem peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Cerca de 100 agentes estão envolvidos, aplicando medidas cautelares conforme os mandados expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas.
Detalhes da Licitação Suspeita
De acordo com a PF, a licitação investigada visava contratar uma empresa para locação de máquinas pesadas e caminhões, fornecimento de combustível, e manutenção para a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).
Mauro Carlesse
O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, é alvo de busca e apreensão na operação. Ele era presidente da Assembleia Legislativa do estado até março de 2018 e assumiu interinamente o Governo do Tocantins após a cassação do então gestor Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lélis (PV).
Carlesse foi eleito em seguida na eleição suplementar de junho de 2018 sendo reeleito em outubro liderando a chapa que tinha como vice, Wanderlei Barbosa.
Colaboração das Instituições
A Ageto e a SECIHD afirmaram que estão colaborando com a investigação da PF no cumprimento dos mandados. (Leia a nota na íntegra no final da matéria)
Nome da Operação
A operação recebeu o nome "Timóteo 6:9", uma referência a uma passagem bíblica que critica a busca desenfreada por riquezas, ignorando questões éticas e legais.
O que diz a Ageto
A Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, bem como a Agência de Transportes , Obras e Infraestrutura informam que colaboram com a Polícia Federal no cumprimento dos mandados de busca e apreensão realizados na manhã desta segunda-feira, 26, referente a Operação Timóteo 6:9, que investiga supostas irregularidades em licitação que teriam ocorrido na extinta Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do Estado do Tocantins na gestão do ex-governador Mauro Carlesse, entre os anos de 2018 e 2019.