INFRAESTRUTURA

Governo do TO investe mais de 100 milhões em 28 escolas com obras em andamento

30 AGO 2024 • POR • 11h50
Novos refeitórios climatizados estão sendo construídos em escolas de Tocantinópolis, Tocantínia e Dianópolis, possibilitando mais conforto para estudantes e melhores condições de trabalho para os manipuladores de alimentos - Adilvan Nogueira

Um ambiente escolar confortável, amplo e adequado impacta positivamente no desempenho e bem-estar dos estudantes. Ciente da necessidade de ofertar uma infraestrutura apropriada nas unidades de educação básica, o Governo do  Tocantins tem ampliado os investimentos para a construção de novas escolas e destinado recursos para obras nas escolas estaduais já existentes. Atualmente, 28 unidades de ensino estão com obras em andamento, totalizando cerca de R$ 102 milhões em investimentos.

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Dentre as obras que estão em fase de finalização está a reforma geral e a construção de refeitório climatizado no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho, em Tocantinópolis, no valor de R$ 2.151.067. A gestora da unidade de ensino, Suelene Gomes Silva, conta que a comunidade escolar está radiante. “Estamos muito felizes em ter o nosso refeitório, que era um sonho desde 2013, quando a escola iniciou na modalidade integral. Era uma promessa, pois tínhamos uma adequação, mas 11 anos se passaram e somente agora poderemos usufruir deste espaço climatizado e com energia solar”, relata.

Novas escolas

Dentre as obras em andamento, estão sendo construídas quatro novas unidades de ensino. Em Palmas, a comunidade do distrito de Buritirana está sendo beneficiada com um novo prédio escolar no valor de R$ 5,8 milhões.

Em Araguaína, o Governo Estadual está construindo o novo prédio do Colégio Militar do Estado do Tocantins Jorge Humberto Camargo, com recursos da ordem de R$ 14 milhões. A escola contará com 18 salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, bloco administrativo e pedagógico, pátio coberto, refeitório, quadra poliesportiva coberta, auditório, área de convivência, dentre outros espaços.

Também estão sendo construídos, em Palmas e Guaraí, dois centros profissionalizantes. São mais de R$ 38 milhões destinados às duas obras, que terão mais de 5 mil metros quadrados cada uma. O projeto contempla 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório, biblioteca, teatro, refeitório, quadra poliesportiva coberta, dentre outros espaços destinados à formação profissionalizante dos estudantes.

A comerciante Leidinalva Duarte Nascimento mora no Setor Pestana, em Guaraí, há 19 anos, onde está sendo construído o Centro Profissionalizante, e aguarda ansiosa a retomada da obra. "Ver a movimentação das máquinas e dos trabalhadores renova minha esperança de que o Centro Profissionalizante finalmente será concluído. Será bom para as minhas filhas e os filhos dos meus vizinhos, que estão em idade escolar, mas também será importante para movimentar e trazer mais segurança para o nosso setor, valorizando nossas casas e o nosso comércio", comenta.

Ampliações e reformas

Em Palmas, dentre as seis obras em execução está a Escola Estadual Márcia Barbosa Castro (antiga Escola Santa Fé). Foram investidos R$ 1.815.163 para a reforma geral do prédio escolar incluindo a troca da cobertura e de toda parte elétrica. A diretora da unidade escolar, Luana Pereira de Sousa, fala da alegria da comunidade em ser contemplada com as melhorias. “Esta é uma das mais antigas escolas da Capital, e a reforma era um anseio de todos. Somente agora a escola passa por uma reforma geral, o que certamente irá contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes, oportunizar melhores condições de trabalho para os servidores e fortalecerá o vínculo entre escola e comunidade”, ressalta.

No sudeste, a cidade de Dianópolis tem duas obras em andamento. No Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa está sendo construído um refeitório climatizado padrão e reforma geral no valor de R$$ 2.255.116. Já no Colégio João D’Abreu, a reforma de R$ 327.180 inclui a troca do telhado, que era coberto com telhas de amianto, por telhado termoacústico, gerando mais conforto para estudantes e servidores. 

Servidora do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa há 17 anos, a atual gestora, Marinalva Martins, assegura que as benfeitorias estão sendo recebidas com muita satisfação pela comunidade escolar. “Há muitos anos a escola não recebia esse tipo de reforma, que era muito necessária, especialmente a troca do piso. A quadra de esportes também era muito requisitada porque a situação inviabilizava as aulas de educação física. Todas as melhorias na infraestrutura da escola são de extrema relevância, mas estamos especialmente felizes pelo nosso novo refeitório, pois foi muito esperado. A construção desse espaço climatizado, agradável para as refeições e que beneficia, além dos estudantes, os manipuladores de alimentos, é fundamental, pois contempla uma cozinha ampla e adequada para a preparação de todas as refeições que servimos durante o dia para o ensino integral e o jantar para a EJA no período noturno”, conta.

O governador Wanderlei Barbosa ressalta que ao investir em infraestrutura o governo busca viabilizar as condições necessárias para desenvolver o potencial e habilidades de todos os estudantes da rede estadual do Tocantins. “Um dos pilares de um ensino de qualidade é a estrutura da escola. E o que temos feito é garantir que as nossas escolas sejam ambientes agradáveis para que os estudantes e cada servidor possam estar confortáveis, em espaços apropriados para ensinar e aprender. Além das obras que já entregamos, e destas que estão em andamento, temos muitas outras em processo de licitação e elaboração de projetos, para que todas as escolas estaduais do Tocantins recebam as melhorias estruturais”, assegura Wanderlei Barbosa.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, complementa que a infraestrutura dos prédios escolares tem um papel importante na eficácia do processo educativo. "Ao oferecermos escolas com estrutura adequada e bem equipadas, favorecemos o processo ensino/aprendizagem, melhorando as condições de trabalho para os servidores e contribuindo para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, conclui.