Seduc e UFT realizam aula inaugural do Mestrado em Educação
9 SET 2024 • POR • 12h51
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) deram início à 8ª turma do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) com uma cerimônia realizada na sexta-feira, 6, no campus de Palmas. O evento marcou uma nova fase na colaboração entre as instituições, visando aprimorar a formação dos educadores da rede estadual.
A aula inaugural incluiu um painel sobre o impacto das tecnologias na educação, com participação de especialistas da área. A parceria entre Seduc e UFT garantiu 20 vagas exclusivas para professores da rede pública estadual, atraindo mais de 700 candidatos.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância da integração planejada das tecnologias digitais na educação. “É fundamental que usemos as ferramentas tecnológicas de forma estratégica e planejada para obter resultados eficazes”, afirmou.
O coordenador do PPPGE/UFT, Damião Rocha, enfatizou o caráter histórico da parceria. “Esta colaboração marca um avanço significativo na formação continuada dos professores. O programa vai contribuir diretamente para a melhoria da qualidade da educação básica no estado”, ressaltou Rocha.
A Aula Magna do evento, com o tema “Tecnologia nas Escolas”, contou com a presença de Fábio Vaz, Darlene Teixeira Castro (vice-reitora da Unitins), George Leonardo Seabra (coordenador do PPGHispam/UFT), Marluce Zacariotti (professora de Jornalismo e Mestrado em Educação na UFT) e Damião Rocha. O debate abordou como a tecnologia pode transformar o ensino e os desafios envolvidos.
Darlene Teixeira Castro comentou sobre o papel do mestrado na formação dos professores, enquanto Marluce Zacariotti enfatizou a importância da pesquisa contínua. George Seabra destacou a necessidade de promover o pensamento crítico sobre as informações digitais.
Rosângela Ribeiro, diretora de Modalidades Educacionais da Seduc e aluna do curso, e Cláudio Bento, professor de Educação Básica, expressaram entusiasmo com a integração das tecnologias no processo educativo, ressaltando o impacto positivo na prática pedagógica.