Motorista de aplicativo flagra morador usando solução criativa para driblar o calor
21 SET 2024 • POR Da Redação • 09h24
Calor intenso e baixa umidade é o que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para este final de semana no Tocantins. O alerta indica grau de perigo a partir do meio dia deste sábado (21) e haja paciência para enfrentar o calorão dos últimos dias no Tocantins e um vídeo que circula nas redes sociais mostra a estratégia criativa que um morador de Araguaína usou para driblar o clima quente.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
CHUVA IMPROVISADA
As imagens foram registradas por um motorista que mostrou uma residência em que o morador instalou um sistema improvisado de irrigação no telhado para manter o imóvel molhado e assim refrescar o ambientes.
"Só em cima da casa desse cara tá chovendo: Né besta não!", disse o motorista que registrou a cena.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo a previsão para este final de semana, a temperatura mínima nas regiões do Estado deve ser de 24º graus e a máxima pode chegar até 41º.
Para a próxima semana, há previsão de chuva isolada no extremo Norte do Tocantins.
RISCO DE INCÊNDIO
Os dados mostram que 14 cidades do Tocantins entraram nessa sexta-feira (20), no mapa de alerta de ocorrência de incêndios:
- Almas
- Araguaçu
- Araguaína
- Araguatins
- Colinas do Tocantins
- Formoso do Araguaia
- Gurupi
- Lagoa da Confusão
- Palmas
- Paranã
- Pedro Afonso
- Rio Sono
- Santa Fé do Araguaia
- Santa Rosa do Tocantins
O Tocantins iniciou no último dia 10, a publicação do Boletim Climático e Risco de Incêndio no Estado, com o objetivo de reunir dados do clima com foco de queimadas e nível dos rios no Tocantins.
De acordo com os dados, o Tocantins já registrou 13.448 focos de queimadas somente no período de 10 a 16 de de setembro. Os dados representam uma redução de 35% em relação à semana anterior e entre os municípios mais afetados estão em Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia, que lideram o ranking de queimadas.
RECOMENDAÇÕES
Enfrentar o calor intenso exige importantes cuidados, entre eles:
Beber bastante líquido;
Evitar atividades físicas nas horas mais quentes;
Evitar exposição ao sol em horários de calor intenso;
Usar hidratante, protetor solar;
Umidificar o ambiente;