Educação orienta estudantes sobre a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática
9 OUT 2024 • POR • 08h15
No Tocantins, muitas escolas da rede estadual estão preparando os estudantes para a prova da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que serão realizadas no próximo dia 19. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), orienta estudantes e professores a participarem das olimpíadas escolares como forma de ampliar o conhecimento.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
No Estado, cerca de 9,1 mil estudantes de escolas públicas e particulares poderão fazer as provas e, destes, 7 mil são da rede estadual. E esses alunos representam os 139 municípios tocantinenses.
A educadora Ana Paula Batista, técnica da Gerência de Programas e Projetos Pedagógicos da Seduc, ressaltou a importância de promover e divulgar as olimpíadas escolares. “Um dos objetivos da Obmep [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas] é estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a materiais didáticos de qualidade e promova a difusão da cultura matemática. A Seduc promove, durante todo o período da olimpíada, a divulgação e orienta sobre como trabalhar o material disponibilizado, além de motivar as aulas de reforço para preparar melhor os alunos para as provas”, esclareceu Ana Paula.
Locais de provas
Os estudantes devem conferir os locais de provas no portal http://www.obmep.org.br/, estas serão realizadas no horário das 14h30. A recomendação é que os estudantes compareçam ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência.
O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, um dos coordenadores da Obmep no Tocantins, explicou que as provas da 2ª fase serão compostas por seis questões discursivas. “Será uma avaliação que requer cálculos e raciocínio. No dia da prova, os estudantes precisam apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF. Os alunos que ainda não têm CPF poderão indicar o número do documento de um responsável legal”, esclareceu.
Em Araguaína, professor motiva e acompanha os alunos que farão a prova
Na Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze, localizada em Araguaína, 24 estudantes farão a prova da 2ª fase da Obmep, sendo que 12 alunos são do nível 1 e 12 do nível 2.
Lá o professor Johonnwelber Clarindo Silva está preparando os alunos para esse desafio. “Estamos abordando sobre raciocínio lógico, recomposição da aprendizagem, interpretações de problemas e modelagem matemática. Os estudantes realizaram, no mês de setembro, a OAM [Olimpíada Araguainense de Matemática], como preparação para a segunda fase da Obmep. Temos medalhistas de ouro e prata na OAM, o que nos enche de orgulho e esperanças”, afirmou.
Como forma de motivar os alunos ainda mais, a escola reuniu os estudantes que farão a prova e já entregou o cartão de confirmação e tirou todas as dúvidas quanto ao local do exame, horário e principalmente a importância de manter a calma na hora de responder às questões.