COMO VAI FUNCIONAR?

UFT lança nova forma de selecionar alunos que irá substituir o vestibular

9 OUT 2024 • POR • 15h24
Participantes do ExaTO poderão usar as notas em várias processos seletivos da instituição - Divulgação UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) vai lançar, nesta quarta-feira (9), o edital da primeira edição do ExaTO, Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. O exame será realizado pela primeira vez em 2024, com inscrições de 22 de outubro a 13 de novembro. A prova acontecerá no dia 15 de dezembro nas cidades de Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema e Porto Nacional.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

COMO FUNCIONA O EXATO?

Diferente dos vestibulares tradicionais, o ExaTO não será um processo seletivo específico, mas sim um exame de habilitação, similar ao Enem. Com a nota do ExaTO, os candidatos poderão concorrer em diversas seleções da UFT, desde vagas regulares até vagas remanescentes e processos de mobilidade acadêmica.

Além disso, o exame permitirá que alunos do ensino médio participem como "alunos especiais" em disciplinas específicas, oferecendo uma oportunidade para conhecer os cursos de graduação da UFT antes do ingresso definitivo.

UTILIZAÇÃO DA NOTA E AÇÕES AFIRMATIVAS

A partir de 2025, além do Enem para o SiSU, os estudantes poderão utilizar a nota do ExaTO para participar dos demais processos seletivos da UFT. A universidade manterá as cotas e ações afirmativas, destinando vagas para indígenas, quilombolas, pretos, pardos, pessoas com deficiência e estudantes de escolas públicas, conforme a Lei 12.711/2012.

EXATO SUBSTITUIRÁ VESTIBULAR GRADUALMENTE

A UFT ainda realizará o vestibular tradicional no dia 17 de novembro de 2024 para ingresso no primeiro semestre de 2025. No entanto, o ExaTO será gradualmente implementado como substituto do vestibular e outros processos seletivos complementares.

Inspirado no modelo de seleção unificada, a principal vantagem do ExaTO é que, com a nota de um único exame, os candidatos poderão concorrer a várias vagas. Além disso, o exame será focado nas características regionais do ensino no Tocantins, fortalecendo o acesso ao ensino superior no estado.

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Segundo o pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, o ExaTO faz parte de um projeto maior de inovação da universidade, com o objetivo de ampliar a acessibilidade e o sucesso dos estudantes. O exame fornecerá indicadores importantes que ajudarão a UFT a desenvolver políticas de recepção e retenção de alunos.

Já o vice-reitor, Marcelo Leineker, destacou que o ExaTO permitirá um diagnóstico detalhado das competências dos estudantes, ajudando a universidade a ajustar os programas de ensino para garantir o sucesso dos ingressantes.

SERVIÇO

 

 

 

 

Está previsto para ser lançado nesta quarta-feira, dia 09 de outubro, o edital da primeira edição do ExaTO - o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. O ExaTO será realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) pela primeira vez nesse ano de 2024 para ingresso nos cursos de graduação da instituição a partir de 2025. As inscrições serão realizadas de 22 de outubro a 13 de novembro. Já o pedido de isenção da taxa de inscrição acontece antes, nos dias 14 e 15 de outubro. As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro nos municípios de Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema e Porto Nacional.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Diferente dos vestibulares, o ExaTO não será um processo seletivo em si, e sim um exame de habilitação, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Com a nota do ExaTO, os estudantes poderão participar de diferentes processos seletivos da UFT, e se candidatar tanto para as vagas regulares que eram oferecidas nos vestibulares quanto para vagas remanescentes e vagas de mobilidade acadêmica que são oferecidas em processos seletivos complementares. Também está prevista a possibilidade de ingresso de estudantes como alunos especiais em disciplinas específicas, uma oportunidade para que os alunos do ensino médio experimentem os cursos de graduação da UFT pelos quais tenham interesse antes da entrada efetiva na Universidade.

Assim, a partir de 2025, os estudantes interessados em ingressar na UFT poderão utilizar, além da nota do Enem para se candidatar às vagas do SiSU (metade das vagas ofertadas pela Universidade), a nota do ExaTO para se candidatar às vagas dos demais processos seletivos da UFT. Com relação às cotas e ações afirmativas não haverá mudanças: a UFT continuará destinando vagas para indígenas, quilombolas, pretos e pardos, estudantes de baixa renda, pessoas com deficiência e egressos de escolas públicas, conforme determina a Lei 12.711/2012 e as suas próprias resoluções internas.

Importante lembrar que ainda em 2024, no dia 17 de novembro, será realizada a prova do Vestibular 2025/1 da UFT para ingresso no primeiro semestre do ano que vem. A partir daí, o ExaTO deve substituir gradativamente o Vestibular e as demais provas de processos seletivos complementares para os cursos de graduação da Instituição.

Inspirado no modelo de seleção unificada do Governo Federal, a principal diferença do ExaTO para os vestibulares convencionais é que, com a nota de um único exame, o candidato vai estar habilitado a participar de diferentes processo seletivos e concorrer a diversas ofertas de vagas. Além disso, diferente do Enem, que é nacional, o ExaTO vai estar baseado nas características regionais do ensino do Tocantins. Assim, a UFT vai continuar de portas abertas para estudantes de todo o Brasil e do mundo, mas ao mesmo tempo vai fortalecer as oportunidades de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade para alunos do próprio Estado e de municípios do interior dos estados vizinhos.

A exemplo de outras universidades por todo o país que também enfrentam desafios para atrair alunos ao Ensino Superior e reduzir as taxas de evasão, ao reinventar suas formas de ingresso a UFT busca inovar pensando nas necessidades e no contexto específico do Tocantins. "Se o aluno tiver perdido o Enem, ou não tiver tido um desempenho tão bom no Enem daquele ano para concorrer às vagas do Sisu, ele terá mais oportunidades com o ExaTO", explica o pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, destacando uma das principais vantagens para os alunos.

Mais do que simplificar as formas de ingresso na Universidade, o ExaTO será o ponto central de um conjunto de mudanças planejadas pela gestão da UFT para ampliar a acessibilidade, a permanência e as taxas de sucesso dos estudantes, com foco no desenvolvimento regional. Isso porque, segundo Cezari, os resultados do exame irão gerar indicadores que serão utilizados para orientar outras ações da Universidade específicas para seleção, recepção e retenção de alunos.

"O ExaTO é o coração de um projeto maior com o qual a expectativa que nós temos é que a Universidade esteja mais presente nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, com o desenvolvimento dos nossos projetos de pesquisa, de extensão, com projetos de ensino e formação de professores... Apesar de ser um processo que vai permitir o acesso ao Ensino Superior, esse exame também vai gerar uma série de indicadores importantes para a Universidade e para a Educação Básica no que diz respeito ao desenvolvimento do currículo", afirma o pró-reitor.

Para o vice-reitor, Marcelo Leineker, a maior inovação representada pelo ExaTO é justamente essa possibilidade de realização de um diagnóstico sobre as competências e habilidades dos estudantes do Tocantins. "Adicionalmente, esse exame trará um perfil mais preciso do estudante ingressante na UFT que poderá ser útil para que os programas de inovação pedagógica dos cursos de graduação desenvolvam estratégias individualizadas para suprir possíveis hiatos no aprendizado, resultando em uma ampliação na probabilidade de sucesso deste estudante ao longo de sua jornada na UFT", pontua Leineker. "Um estudante que, por exemplo, entre no curso de Engenharia e tenha ainda uma competência ou habilidade em fase construção, identificando isso a Universidade vai poder ajudá-lo com um nivelamento, com uma monitoria, num processo mais próximo de acompanhamento para que esse estudante tenha mais chances de sucesso e consiga concluir o curso de graduação no tempo correto", completa Cezari.

"O ExaTO é uma experiência inovadora e pioneira na UFT do ponto de vista da seleção de estudantes para preencher as vagas oferecidas pela Universidade. Ele traz uma série de possibilidades e facilita o acesso dos estudantes. O que a gente pretende com esse exame é encurtar o caminho entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, e aproximar mais diretamente a Universidade dos seus futuros estudantes", arremata o reitor, Luís Eduardo Bovolato.

SERVIÇO:

O quê: ExaTO - Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins
Valor da inscrição: R$ 70,00
Pedido de isenção de taxa de inscrição: dias 14 e 15/10/2024 para os estudantes que cumprirem os requisitos do edital
Inscrições: de 22/10/2024 a 13/11/2024
Pagamento da taxa de inscrição: até o dia 14/11/2024
Provas: dia 15/12/2024