"NOVO CANGAÇO"

Operação desarticula no TO quadrilha que se preparava para um grande assalto a banco

11 OUT 2024 • POR Da Redação • 09h23
Criminoso estava escondido em Nova Olinda, onde mantinha uma vida de luxo utilizando documentos falsos. - Foto: Ascom PMTO

Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a Polícia Militar de Goiás (PMGO) e outras forças de segurança resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada em assaltos a instituições financeiras. O grupo era conhecido por realizar crimes no estilo "Novo Cangaço" e "domínio de cidades", uma tática que envolve cercar e dominar pequenas localidades para roubar bancos e outras instituições.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

AÇÃO NA ZONA RURAL

A operação foi realizada na tarde de quinta-feira, (10), na zona rural de Nova Olinda. Equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMTO, em colaboração com outras forças, identificaram um dos integrantes da quadrilha durante patrulhamento em uma estrada vicinal. O suspeito reagiu à abordagem policial, disparando tiros de fuzil contra os agentes, que responderam imediatamente para neutralizar a ameaça.

CONFRONTO E MORTE

Apesar da rápida resposta dos policiais e da solicitação de atendimento médico imediato, o suspeito, um homem de 49 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Polícia Técnico-Científica foi acionada para realizar os procedimentos de praxe, enquanto os materiais apreendidos foram encaminhados à Central de Flagrantes para investigação.

PLANOS FRUSTRADOS

As forças de segurança conseguiram frustrar os planos da quadrilha por meio de um trabalho de inteligência coordenado. Além da PMTO e PMGO, a Polícia Civil do Pará (PCPA) e a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) também participaram da operação. Segundo as investigações, o grupo estava se preparando para um grande assalto, e o suspeito neutralizado era responsável pela logística de armamentos e explosivos.

Ação conjunta impediu planos de quadrilha de executar assalto a instituições financeiras -(Foto: Ascom PMTO)

VIDA DE LUXO

O criminoso estava escondido em Nova Olinda, onde mantinha uma vida de luxo, utilizando documentos falsos para se ocultar das autoridades. Ele foi localizado em um veículo cujas características correspondiam às descritas nas investigações, e ao resistir à abordagem policial, houve necessidade de uso de força para contê-lo.

MATERIAIS APREENDIDOS

Durante a operação, os seguintes itens foram apreendidos:

Explosivos apreendidos por equipes do BOPE da PMTO e outras forças em operação na zona rural de Nova Olinda-TO - (Ascom PMTO)

IMPACTO NA CRIMINALIDADE

Com a operação, as forças de segurança desarticularam um dos principais membros da quadrilha, impedindo a execução de novos crimes na região. A ação é considerada um passo importante no combate ao crime organizado e na segurança das instituições financeiras locais.