Governo estuda implantação de sistema que visa restituir celulares roubados
17 OUT 2024 • POR • 08h40Nesta terça-feira (15), o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, recebeu gestores da Segurança Pública do Piauí para conhecer o Programa Celular Seguro, desenvolvido com sucesso no Piauí. O projeto já recuperou mais de 10 mil celulares furtados ou roubados.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
COMO FUNCIONA
O diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, Yan Brayner, explicou que o programa automatiza o processo investigativo, identificando quem está em posse de celulares roubados e enviando intimações para devolução voluntária. “Caso não compareçam, a polícia vai ao endereço para recuperar o aparelho, com possibilidade de prisão em flagrante,” destacou.
ESTRATÉGIAS DE COMBATE AO CRIME
Segundo Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP do Piauí, o projeto se baseia em três frentes:
- Blitze policiais.
- Intimações em massa.
- Operação Interditados, que fecha lojas físicas e virtuais envolvidas na venda de celulares roubados.
A iniciativa já foi reconhecida pelo Ministério da Justiça e deve ser replicada nacionalmente. “Reduzimos em 41% os roubos de celulares em comparação ao mesmo período do ano passado,” acrescentou Zanatta.
TOCANTINS AVALIA
Após a reunião, o secretário Wlademir Mota agradeceu a equipe piauiense e destacou a importância de adotar estratégias eficazes. “Experiências como essa nos ajudam a encontrar soluções comprovadas e adaptá-las para combater a criminalidade no Tocantins,” afirmou.
O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, reforçou a relevância da integração entre estados na segurança pública. “A troca de experiências é fundamental para melhorar a gestão e enfrentar desafios complexos,” declarou.
OPERAÇÃO RASTREADOS
Os gestores piauienses também apresentaram a Operação Rastreados, voltada para combater o roubo de veículos e a comercialização ilegal de peças. A operação tem desarticulado redes criminosas especializadas nesse tipo de crime, fortalecendo o enfrentamento ao furto de automóveis.
PARTICIPANTES DA REUNIÃO
Estiveram presentes na reunião diversos gestores da SSP/TO, entre eles:
- Wanderson Chaves Queiroz, corregedor-geral da SSP/TO.
- Luciana Midlej Coelho, diretora de Inteligência da PC/TO.
- Maria de Fátima Holanda, superintendente de Segurança Integrada.
- Emerson Moura, superintendente de Inteligência da SSP/TO.
A reunião também contou com a presença de delegados responsáveis pela repressão a furtos e roubos, como Rossílio Souza, da DERFRVA (Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores).