CENÁRIO CLIMÁTICO

Governo do Tocantins realiza 2° Seminário sobre o Clima na terça

19 OUT 2024 • POR • 10h14
Evento, que vai debater sobre condições climáticas do Tocantins, é uma realização da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar e Energisa - Divulgação

O Governo do Tocantins promove nesta terça-feira, 22, o 2° Seminário Tocantinense sobre o Clima. O evento vai discutir o cenário climático atual do estado e suas consequências, além de apresentar o balanço das operações de combate a queimadas no período seco. Também serão abordadas as expectativas para os próximos meses com a chegada do período chuvoso.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Realizado pela Defesa Civil Estadual, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e pela Energisa, o seminário é gratuito e terá início às 8 horas, no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Palmas. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita, por meio do link eventos.bombeiros.to.gov.br/seminario-clima, e as vagas são limitadas.

O superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo de Oliveira Alves, que é especialista em Gestão de Emergências e Desastres, falou sobre a importância do evento. “Esse seminário é uma segunda edição de algo que começamos em 2023 e tem um caráter técnico, mas aborda um tema que está cada vez mais comum no nosso dia a dia, a tal das mudanças climáticas. Acompanhar o clima é importante para todos. Então ele tem essa abrangência de ser técnico para órgãos que trabalham com o tema como a Energisa, em que a condição climática é fundamental para o fornecimento de energia elétrica, já que ventos e chuvas intensas podem ocasionar danos à rede elétrica”, destacou.  

O coronel Erisvaldo Alves destaca que o evento também é importante para a sociedade de uma forma geral. "Vamos abordar a prevenção e a orientação, no intuito de alertar as pessoas para que saiam de área de risco, para que se protejam em caso de chuvas muito intensas e ventos muito fortes. Como serão as condições climáticas nos próximos meses? Isso impacta a agricultura, impacta a pecuária, impacta a economia, impacta várias áreas da sociedade. Então, fica o convite para estudantes, profissionais liberais, ou quem tiver interesse”.

Palestras e debates

A programação conta com duas palestras e um painel de debate. A primeira apresentação será conduzida pelo Corpo de Bombeiros, que vai detalhar o projeto Tocantins Mais Verde, com foco nas ações de combate às queimadas ilegais e aos incêndios florestais realizadas no estado.

Na sequência, a meteorologista Ana Paula Paes, especialista em eventos climáticos extremos e doutora pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), trará uma análise detalhada da previsão climática para o período chuvoso no Tocantins, além de um panorama geral da situação atual no estado e no Brasil.

O painel de debates reunirá o superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo de Oliveira Alves; o comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Alex Matos Fernandes; e o gerente de Operação da Energisa Tocantins, Maurício Zanina, que vão debater como suas respectivas instituições estão se preparando para o período chuvoso que se inicia.

Público-Alvo

O evento é direcionado a jornalistas, representantes do poder público, estudantes, pesquisadores e demais interessados em temas climáticos e ambientais. Os participantes terão direito a um certificado de 3 horas de participação.

*Secom Tocantins