PRIMEIRA EDIÇÃO

Corrida da Força Tática da PM mobiliza mais de mil pessoas na capital

21 OUT 2024 • POR • 08h58
Além da corrida, caminhada inclusiva de 2 km reuniu participantes de todas as idades, promovendo saúde e conscientização sobre a proteção à mulher - Divulgação PMTO

A primeira edição da Corrida da Força Tática, promovida pelo 6º Batalhão da Polícia Militar em prol da proteção à mulher, mobilizou mais de mil pessoas na região de Taquaralto, em Palmas, nesse sábado, 19. 

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O evento, parte das ações da Polícia Militar do Tocantins no combate à violência doméstica, teve trajeto de 7 km de corrida e uma caminhada inclusiva de 2 Km e contou com a participação de atletas amadores, policiais e apoiadores da causa, todos com o mesmo objetivo: conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção à mulher e incentivar o engajamento na luta contra a violência doméstica.

O comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel PM Dennys Dalla, destacou a relevância da iniciativa. “A corrida de rua é um evento democrático. É esporte, interação, integração, superação e, acima de tudo, um momento de destacar o valor da proteção à mulher, que faz parte do DNA da Polícia Militar”, afirmou o comandante.

As inscrições foram feitas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será distribuído a instituições de caridade locais. “Além de promover conscientização, a Corrida da Força Tática da PM traz um impacto social importante com a arrecadação de alimentos, beneficiando quem mais precisa”, complementou o tenente-coronel PM Dalla.

De Homem pra Homem

A corrida integra uma série de ações do 6º Batalhão da PM, alinhadas às políticas da Polícia Militar de proteção à mulher e combate à violência. Em agosto deste ano, o batalhão lançou a ação "De Homem pra Homem", voltada para a redução dos índices de violência doméstica em Palmas, com abordagens diretas aos homens em ambientes como empresas, canteiros de obras, campos de futebol e bares.

Essas palestras, conduzidas por policiais militares, abordam temas como feminicídio, o ciclo da violência e a Lei Maria da Penha, além de esclarecer sobre a importância das medidas protetivas, que podem ser solicitadas por policiais em áreas remotas. A violência doméstica representa até 70% das ocorrências atendidas pela PM em alguns dias na região sul de Palmas.

Atrações

O percurso na região sul de Palmas foi marcado por momentos emocionantes, com discursos de agradecimento e a entrega de troféus aos primeiros colocados. O evento contou ainda com apresentações musicais do DJ Rafa Souza, Banda Doce Mulher e o cantor Junior Ferri, animando o público dentro do batalhão. “Foi uma emoção incrível participar deste grande evento, ainda mais por uma causa tão nobre que é conscientizar a população para o combate à violência doméstica. A mudança começa por nós. Fico feliz por ter corrido e alcançado o primeiro lugar no pódio, após muito treino e dedicação. Parabéns aos organizadores e a todos os envolvidos”, afirmou o atleta Leoney Oliveira, vencedor da categoria geral masculino.

Apoiadores

O sucesso do evento foi possível graças à colaboração de parceiros da Polícia Militar, como o Supermercado Dia a Dia, o Hospital Yano, o Hospital IOP, entre outros que abraçaram a causa. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Antônio Barbosa, agradeceu o apoio da primeira-dama do Tocantins Karynne Sotero, da secretária  de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, e dos demais parceiros, como a Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT), o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), a Agência de Trânsito e Transporte de Palmas (ATTM) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.

O comando do 6º BPM também agradeceu o apoio do comandante-geral da PM, bem como do chefe do Estado-Maior da PM, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, pela presença, e da coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues, comandante do Policiamento da Capital (CPC), pela coordenação geral da corrida, além das demais unidades que apoiaram o evento.

“Um agradecimento especial ao tenente Josivan, coordenador geral da corrida, e a toda a nossa tropa do Diamantão — incluindo os setores administrativo, operacional, de saúde, a Escolinha de Futebol e a Força Tática, que emprestou seu nome para uma ação tão nobre e importante”, finalizou o comandante da unidade, tenente-coronel Dalla.

Para mais informações sobre eventos futuros e as ações de combate à violência doméstica, acompanhe os canais oficiais da Polícia Militar do Tocantins: no Instagram (@pmto_oficial) Facebook (pmto.oficial) e Youtube (@PMTOOficial).

*Secom Tocantins