Tocantins se destaca como segundo maior crescimento do PIB no Brasil
30 OUT 2024 • POR Da Redação • 08h44
Em recente análise econômica divulgada pelo Banco do Brasil, o Tocantins foi apontado como o segundo estado com maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, com uma taxa de 6,0%. O estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, que lidera com 6,2% de crescimento.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
SETOR DE SERVIÇOS E INDÚSTRIA
O desempenho do Tocantins foi impulsionado especialmente pela prestação de serviços, que apresentou um crescimento de 7,7%, e pela expansão da indústria, com aumento de 3,1%. Esses setores têm sido fundamentais para o desenvolvimento econômico e para a geração de emprego e renda no estado.
ECONOMIA REGIONAL
O governador Wanderlei Barbosa avaliou positivamente o resultado, destacando o esforço da gestão em promover o crescimento. “Os resultados que o Tocantins tem alcançado mostram o trabalho árduo realizado em nosso Estado. Com o segundo maior crescimento do PIB e um setor de serviços em destaque nacional, estamos avançando na geração de empregos e oportunidades”, afirmou.
TOCANTINS COMO REFERÊNCIA
Para o secretário de Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, a projeção confirma a importância do Tocantins no cenário nacional. “Temos o maior PIB de serviços do país. Nosso estado investe continuamente na geração de emprego e renda, e essa é uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa”, enfatizou.
DIFERENCIAIS DO ESTADO
O relatório do Banco do Brasil, divulgado em 25 de outubro, evidencia o Tocantins como líder no crescimento do setor de serviços, com 7,7%, e também destaca o setor industrial, que registrou um crescimento de 3,1%, superior ao de outros estados. Além disso, o agronegócio teve uma projeção de crescimento de 1,1%, contribuindo para uma expectativa de crescimento total do PIB de 6% para 2024.
CRESCIMENTO CONSOLIDADO
Em maio, o Banco do Brasil já havia apontado o Tocantins como um dos estados com maior crescimento do PIB, projetando uma taxa de 4,1% nos primeiros meses de 2024, especialmente impulsionada pela área de serviços, onde o estado liderava com 6% de crescimento.