Após baixa procura, Estado reage e amplia vacinação contra gripe no Tocantins
30 OUT 2024 • POR Da Redação • 09h23
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Tocantins ampliou o público-alvo da vacinação contra a influenza. Agora, qualquer pessoa a partir de seis meses de idade pode receber a imunização contra o vírus causador da gripe.
COBERTURA VACINAL
A decisão foi anunciada pela SES no sábado (26). Até então, a vacina era restrita a grupos prioritários, como gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, idosos com 60 anos ou mais e pessoas em situação de rua.
ABAIXO DA META
Até esta terça-feira (29), foram aplicadas 168.625 doses no Tocantins, representando apenas 32,08% da meta estadual de 569.884 imunizações. A ampliação busca reverter o baixo índice de cobertura vacinal e utilizar o estoque de vacinas da Influenza Trivalente armazenadas pela SES.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
A expansão do público-alvo é uma estratégia para reduzir a circulação do vírus e evitar surtos da doença. Segundo Juliana Araújo, enfermeira do Centro Municipal de Reabilitação Física (CEMURF), "o objetivo principal da vacinação contra a gripe é proteger contra as formas graves da infecção pelo vírus da influenza".
COMO SE VACINAR
Para receber a vacina, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima com documentos pessoais, cartão de vacina e cartão do SUS.
4o
O público-alvo da vacinação contra o vírus da influenza, causador da gripe, foi ampliado no Tocantins. A partir de agora, qualquer pessoa a partir de seis meses de vida pode ser imunizada.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A medida foi anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no sábado (26). Anteriormente, as doses dos imunizantes eram exclusivas para grupos prioritários, que incluíam gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, idosos a partir de 60 anos, pessoas em situação de rua, entre outros.
Até esta terça-feira (29), 168.625 doses foram aplicadas no Tocantins. Número que corresponde a 32,08% da meta da SES, que é vacinar um total de 569.884 indivíduos em todo estado.
Essa alteração do público se deve ao baixo índice de cobertura vacinal e alto estoque de vacinas da Influenza Trivalente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), da SES.
A ampliação da vacina é uma forma de prevenir a circulação do vírus, além de ser essencial para controlar possíveis epidemias.
“O objetivo principal da vacinação contra a gripe é proteger contra as formas graves da infecção pelo vírus da influenza”, explicou Juliana Araújo, enfermeira do Centro Municipal de Reabilitação Física (CEMURF).
Para se vacinar é necessário procurar uma unidade de saúde mais próxima com documentos pessoais, cartão de vacina e cartão do Sistema Único Básico de Saúde (SUS).
*G1 Tocantins