EM ARAGUAÍNA

Centro de Geração de Renda teve aumento de 45% no número de alunos no último ano

1 NOV 2024 • POR • 09h30
O projeto tem a proposta de criar condições para inserir pessoas no mercado de trabalho, seja como funcionários formais ou empreendedores individuais - Thiago Santos

Desde a sua criação, em 1º de julho de 2016, o Centro de Geração de Renda de Araguaína tem se dedicado a capacitar pessoas para a inserção no mercado de trabalho, seja como funcionários formais ou como empreendedores individuais. Nos últimos dois anos, foram realizados 9.142 atendimentos, sendo 2.955 cidadãos beneficiados em 2023 e 4.257 até outubro de 2024, um crescimento de 45%.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
 
Atualmente, além da unidade no centro da cidade, o serviço atende a diversas comunidades, incluindo os setores Tereza Hilário, Araguaína Sul, Costa Esmeralda e Céu Azul. Ao longo deste ano, também houve cursos e oficinas em outros bairros, como Setor Barros, Construindo Sonhos, JK, Lago Azul e Novo Horizonte.
 
Os cursos ofertados atualmente são de cabeleireiro, manicure e pedicure, design de sobrancelhas, artesanato em feltro, pintura em tecido, bordado à mão e crochê.
 
Cássia Ribeiro é uma das alunas da unidade e afirma que os cursos podem proporcionar mudanças de vida. “Já trabalho há um ano como cabeleireira, mas senti a necessidade de buscar mais conhecimento. Fiquei sabendo que o centro oferece cursos gratuitos para a área e vim. Os alunos saem qualificados para o mercado de trabalho e é maravilhoso, é uma oportunidade única de se tornar um profissional em atividade”, conta.
 
Onde encontrar os cursos
 
O Centro de Geração de Renda visa capacitar e estimular o progresso social e a autonomia financeira das famílias, especialmente mulheres em situação de vulnerabilidade. As inscrições estão sempre abertas, permitindo o fluxo contínuo de alunos e que estes possam frequentar mais de um curso simultaneamente.
 
Para se inscrever, basta ir ao Centro de Geração de Renda, localizado na Avenida 1º de Janeiro, em frente à Praça das Bandeiras, ou solicitar a matrícula pelo WhatsApp (63) 99275-4202.
 
O Centro funciona em estreita colaboração com a comunidade, associações de bairro, igrejas, ONGs, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS. A iniciativa é mantida pela Prefeitura de Araguaína e conta com importantes parcerias com organizações, como Sebrae, Amazonas Florescer e Senac, além de uma orientadora profissional.
 
Impacto social e econômico
 
O Centro de Geração de Renda não só promove a capacitação profissional, mas também contribui para a movimentação da economia local, fortalecendo a geração de renda e a independência financeira das famílias atendidas.
 
De acordo com Ana Luísa, coordenadora do Centro, o objetivo também é fazer com que as pessoas alcancem suas metas pessoais e profissionais. “Promover o desenvolvimento econômico das pessoas por meio da capacitação profissional é gratificante. Observar essas mulheres se tornarem as profissionais que sempre desejaram é ótimo. Fica difícil encontrar palavras para expressar a minha alegria de testemunhar o crescimento de cada uma”, ressalta.
 
Viviane Brito foi fazer o curso de crochê depois da indicação de um amigo e agora ela é quem indica para outras pessoas sempre que pode. “Eu não tinha estudo e pensei que era o momento de me inscrever. Acabei aproveitando para fazer outros cursos e amei cada detalhe, cada curso é uma nova experiência. Fiz um curso de design de sobrancelhas e percebi que aqui não é apenas uma unidade de ensino, somos como uma família”, diz a aluna.
 
Projetos e parcerias
 
Além dos cursos, o Centro está desenvolvendo, em parceria com a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), o projeto Incubadora Social, que foca no atendimento psicossocial para mulheres em situação de vulnerabilidade social e já contou com a participação de cerca de 120 pessoas em encontros quinzenais.
 
Para a diretora de Políticas Públicas de Empregabilidade da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, Juliane Carneiro, é de grande importância que haja parcerias para a continuação do projeto. 
 
“Além da gente atender a comunidade com os nossos próprios cursos, por meio das parcerias conseguimos ampliar o leque de opções e atender mais pessoas. As parcerias são muito bem-vindas, estamos sempre abertos, pois elas trazem retorno à sociedade. Quanto mais parceiros a gente tem, mais a gente pode servir a comunidade”, pontua.

*Prefeitura de Araguaína