ENSINO SUPERIOR

Exame para acesso à cursos da UFT encerra inscrições na próxima semana

6 NOV 2024 • POR • 08h56
O Exato será um exame único, com a mesma nota permitindo aos candidatos concorrerem a vagas em diferentes processos seletivos da UFT, sem a necessidade de realizar múltiplas provas - Daniel dos Santos

A Universidade Federal do Tocantins está com inscrições abertas, até o dia 13 de novembro, para o EXATO - Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. As inscrições são feitas via internet a partir do site www.uft.edu.br/exato2024

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO 

Os estudantes que não solicitaram isenção ou não tiveram o pedido aprovado devem pagar uma taxa de R$ 70, que deve ser quitada até o dia 14 de novembro para a confirmação da inscrição.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

ATENDIMENTO ESPECIAL 

Até o dia 14 de novembro também é possível solicitar atendimento especial para a realização da prova. O Exato será aplicado no dia 15 de dezembro em todos os municípios onde a UFT tem câmpus: Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional.

SOBRE O EXATO 

O Exato é destinado a estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio e desejam ingressar nos cursos de graduação da UFT. Alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio também podem participar como "treineiros", para acumular experiência para futuros exames.

O Exato será um exame único, com a mesma nota permitindo aos candidatos concorrerem a vagas em diferentes processos seletivos da UFT, sem a necessidade de realizar múltiplas provas. A prova será realizada com base no currículo e nas especificidades da Educação Básica do Tocantins, com o objetivo de promover maior acesso aos estudantes da região.

VESTIBULAR DA UFT 2024 e ENEM

Apesar da implementação do Exato, o vestibular tradicional da UFT para o primeiro semestre de 2025 está confirmado e ocorrerá no dia 17 de novembro. Além disso, metade das vagas dos cursos de graduação da UFT continuam sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, é importante que os candidatos realizem tanto o Exato quanto o Enem.