Prefeitura encerra programação da semana da mulher
5 MAR 2011 • POR • 10h38
Alessandro Sachetti
Da Redação
Nesta sexta-feira, 04, aconteceu o encerramento das comemorações ao Dia Internacional da Mulher. Esse ano, excepcionalmente, os eventos realizados pela Prefeitura Municipal, em parceria com as instituições de ensino, Polícia Civil, Delegacia da mulher e Vara da mulher, foram realizados com antecedência, haja visto que o dia 8 de março, que é a data símbolo, coincide com nosso carnaval.
Ao todos foram quatro dias de eventos que aconteceram em diversos setores da cidade, começando com a caminhada que percorreu as ruas no centro da cidade no dia 1º. A abertura oficial do evento aconteceu na Vara da Mulher e contou com a presença de autoridades da cidade, com a participação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do Programa Farmácia Alternativa. Em seguida as participantes receberam orientações sobre seus direitos, puderam medir diabetes e receberam atendimento odontológico.
CRAS
Em cada um dos outros três dias de evento, o projeto “Se toca mulher 3”, esteve a cada dia em um CRAS. Nesses dias as mulheres que participaram do evento tiveram a disposição: Aferição de pressão arterial, prevenção de câncer do colo do útero, vacinação, distribuição de preservativos, tratamento odontológico (Odontomóvel), assistiram palestras sobre beleza feminina, puderam ouvir a delegada da mulher, Dra. Celina De Bônes, além de assistirem palestra com a defensoria pública, e com a equipe multiprofissional da Vara especializada da Mulher.
Núbia Marinho, presidente do Conselho da Mulher, enfatiza que é preciso que as mulheres se conscientizem sobre seus direitos para, que não sejam vítimas: “É preciso que as mulheres saibam como se proteger e também se valorizem, saibam se cuidar e participem na sociedade e também dentro de suas casas cada vez mais”.
A delegada da mulher, Dra. Celina De Bônes palestrou sobre os direitos das mulheres e quais são os mecanismos de defesa que devem ser acionados quando necessário e deixou uma mensagem para todas as mulheres de Araguaína: “Que a mulher, não só no Dia Internacional da Mulher, mas o ano todo se ame, se cuide, exija seus direitos, cumpra seus deveres, faça questão de participar na renda familiar. Tenha uma vida digna”.
Se Toca Mulher 3
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação organiza a comemoração ao Dia Internacional da Mulher por meio do evento denominado “Se toca mulher”, e neste ano, segundo a Presidente do Conselho da Mulher, Núbia Marinho, o evento foi um sucesso e recebendo mais de mil mulheres de Araguaína.
Os CRAS de Araguaína:
CRAS I – Rua Santa Teresinha – Antigo Posto de Saúde - Bairro Santa Teresinha.
CRAS II – Rua das Palmeiras Nº133 - Setor Araguaína Sul.
CRAS III – Rua Colinas Nº 133 - Vila Norte