BUSCA E APREENSÃO

Ex-secretário municipal é denunciado por uso falso de diploma de Enfermagem 

9 NOV 2024 • POR • 10h20
Homem obteve o registro profissional junto ao Conselho Regional utilizando jaleco e carimbo falsificado - Divulgação PC-TO

A Polícia Civil do Tocantins, através da 7ª Delegacia de Polícia Civil de Esperantina, cumpriu na quinta-feira (07), um mandado de busca e apreensão contra A.J.O.R., de 61 anos. Ele foi indiciado por falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso e exercício ilegal da profissão.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

DIPLOMA FALSO

De acordo com o delegado Jacson Wutke, as investigações começaram após uma denúncia anônima. A.J.O.R., concursado como técnico em enfermagem, teria comprado um diploma falso de graduação em enfermagem e atuado como enfermeiro, chegando a ser nomeado secretário municipal de Saúde e Saneamento em 2021.

REGISTRO NO COREN

A apuração revelou que A.J.O.R. nunca frequentou a instituição indicada em seu diploma. Mesmo assim, ele obteve registro no Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren) e utilizava jaleco e carimbo que o identificavam como enfermeiro.

APREENSÃO DE DOCUMENTOS E TESTEMUNHOS

Durante a busca em sua residência, a Polícia Civil apreendeu documentos, incluindo diploma falso, histórico escolar, carimbo e jaleco. Testemunhas ouvidas confirmaram que o acusado se apresentava publicamente como enfermeiro.

POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE RISCO À SAÚDE PÚBLICA

O delegado Jacson Wutke enfatizou a importância de combater práticas como essa. "Atuar na saúde sem qualificação representa risco à população e viola a confiança depositada nesses profissionais. A Polícia Civil seguirá ativa no combate a esse tipo de crime", afirmou.