NESTA SEGUNDA

Prefeitura firma convênio com IFTO para curso de formação da Guarda Metropolitana

17 NOV 2024 • POR • 19h34
Instituto coordena capacitação dos 100 convocados para próxima etapa - Divulgação

A prefeita Cinthia Ribeiro assinou na quinta-feira, 14, o termo de cooperação com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para a realização do curso de formação da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), com início previsto para segunda-feira, 18 de novembro. A solenidade ocorreu no gabinete da prefeita e contou com a presença de representantes do IFTO, da Secretaria de Segurança e Mobilidade de Palmas (Sesmu), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad) e dos convocados.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

“Como prometi, convocamos os 50 aprovados e 50 do cadastro reserva para esse curso. Além disso, os matriculados receberão uma ajuda de custo de R$ 2.863,00 por mês, que corresponde a 75% do vencimento inicial da GMP. Essa parceria possibilita uma formação sólida de 910 horas-aula, preparando nossos futuros guardas com conhecimentos em segurança pública, cidadania e respeito aos direitos humanos. Além disso, o convênio permite a utilização de estrutura moderna e recursos pedagógicos que garantem uma formação de excelência para nossos profissionais”, afirmou a prefeita Cinthia Ribeiro.

O curso, que será realizado pelo IFTO em parceria com a Guarda Metropolitana de Palmas, segue o plano de trabalho alinhado ao estatuto da GMP e à Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), incluindo disciplinas teóricas, práticas, estágio supervisionado e palestras.

Durante o evento, a diretora-geral do Campus Palmas, do IFTO, Noemi Zukowski, destacou o compromisso do instituto com a comunidade: “Nós somos uma instituição federal, mas nós somos de Palmas, somos do Tocantins. É mais que nossa obrigação, e fazemos com muito carinho essa parceria. Para nós, é de extrema importância; a gente deixa um legado enquanto uma instituição pública e tem que estar a serviço de quem paga nossa conta”.

O presidente do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas  (IVM), Bruno Barreto, também reforçou o compromisso com a formação humanizada dos futuros guardas: “O Instituto 20 de Maio está comprometido em contribuir para a formação de uma Guarda Metropolitana que vai além da atuação técnica. Nosso objetivo é desenvolver atributos que permitam a cada guarda se tornar um verdadeiro agente de cidadania, que age com justiça, cooperação e ética em sua rotina. Queremos que eles tenham não apenas o domínio das técnicas, mas também uma profunda compreensão do papel que desempenham na segurança e no desenvolvimento humano da nossa comunidade”.

O curso de formação da GMP é resultado do convênio entre a Prefeitura de Palmas, do IFTO e a da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

No início do mês, foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) as especificações dos uniformes e materiais que os candidatos habilitados para o curso devem providenciar. Os itens, de uso obrigatório, serão necessários nas atividades teóricas e práticas.

*Prefeitura de Palmas