Governo alerta que prazo para declaração obrigatória de informações pecuárias
22 NOV 2024 • POR • 08h48O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), orienta os produtores rurais a ficarem atentos ao fim do prazo para a declaração obrigatória de informações pecuárias, que encerra no próximo dia 30 de novembro. O Tocantins conta, atualmente, com mais de 58 mil propriedades cadastradas na Adapec e mais de 12 milhões de animais.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Deverão ser declarados nas informações pecuárias todas as espécies animais existentes na propriedade, tais como: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, abelhas e animais aquáticos.
Para fazer a declaração, basta ir até um escritório da Adapec e preencher o formulário de informações pecuárias. Quem deixar de declarar os animais da sua propriedade, pagará multa de R$ 127,69 por propriedade e terá a ficha de movimentação bloqueada até a regularização.
“Estamos buscando o reconhecimento internacional de livre da febre aftosa sem vacinação, que permitirá a abertura de novos mercados de exportação para nossos produtos, porém, é preciso mantermos a vigilância e a declaração de informações pecuárias é um dos instrumentos essenciais, por isso, conclamamos a todos os produtores rurais para que façam suas declarações dentro do prazo”, ressaltou o presidente da Adapec, Paulo Lima.