METEOROLOGIA

Tocantins tem alerta para chuvas intensas neste fim de semana; confira a previsão

30 NOV 2024 • POR Da Redação • 08h38
Segundo o Inmet, em quase todo estado são esperados entre 20 e 30 milímetros de água por hora e 50 milímetros por dia - Lia Mara

O fim de semana será marcado por chuvas fortes em quase todo o estado do Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível amarelo, que indica perigo potencial de temporais até o domingo (20). A previsão é de ventos fortes, risco de alagamentos e até quedas de energia elétrica.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

ALERTA AMARELO PARA O TOCANTINS

O alerta de nível amarelo prevê chuvas intensas, que podem variar de 20 a 30 milímetros por hora. Além disso, os ventos devem alcançar de 40 a 60 km/h, o que aumenta o risco de quedas de galhos de árvores e descargas elétricas.

PREVISÃO DO TEMPO NAS PRINCIPAIS CIDADES

Em Palmas, a previsão para este sábado (30) é de temperatura máxima de 36°C e mínima de 24°C. O tempo será de muitas nuvens e pancadas de chuva, com trovoadas isoladas durante o dia.

Em Araguaína, no norte do estado, também são esperadas chuvas isoladas tanto no sábado quanto no domingo (1º), com temperaturas variando entre 22°C e 34°C.

Em Gurupi, a capital da amizade terá um clima mais ameno, com máxima de 32°C e chuvas isoladas durante o fim de semana.

Em Dianópolis, a mínima será de 21°C e a máxima de 32°C, com previsão de chuva durante todo o dia.

Alerta amarelo de chuvas intensas para o Tocantins — Foto: Reprodução/Inmet

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Com o risco de ventos fortes, o Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Em caso de emergências, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

A Energisa também orienta que, em caso de falta de energia, os clientes informem a ocorrência pelos canais digitais, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.