Fazendeiros são multados em R$ 66 milhões após Ibama flagrar desmatamento
30 NOV 2024 • POR • 09h21
Fazendeiros de Dianópolis e Mateiros, na região do Jalapão, e de Formosa do Rio Preto (BA) foram multados pelo Ibama em mais de R$ 66 milhões por desmatamento ilegal em terras embargadas. A área desmatada fica na divisa do Tocatins com o estado da Bahia e faz parte do chamado Matopiba.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Além das multas, foram apreendidos oito tratores, quatro pulverizadores e seis plantadeiras. Ao todo foram 18 máquinas agrícolas. A Operação Nova Fronteira teve início no dia 11 de novembro e contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e de fiscais da Fundação Natureza do Tocantins (Naturatins).
Conforme Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os fiscais do Naturatins, flagraram fazendeiros plantando novamente em áreas que já haviam sido embargadas por desmatamento ilegal. Segundo os fiscais, essas áreas estavam reiteradamente sendo usadas de maneira ilegal por produtores de grãos.
As infrações detectadas foram por descumprimento de embargo e impedimento de regeneração em áreas embargadas, já desmatadas anteriormente e de novas áreas desmatadas recentemente. Os nomes dos fazendeiros não foram divulgados e o g1 não conseguiu contato com a defesa deles.
Fazendeiros foram flagrados desmatando área embargada pelo Ibama — Foto: Divulgação/Ibama
*G1 Tocantins