Dezembro Vermelho revela dados alarmantes de HIV e sífilis no Tocantins
2 DEZ 2024 • POR Da Redação • 17h54A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) deu início nesta segunda-feira (02), à campanha Dezembro Vermelho, com o objetivo de conscientizar sobre o HIV, a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante todo o mês, haverá um esforço conjunto com os municípios para intensificar ações de prevenção e diagnóstico dessas condições.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
NÚMEROS ALARMANTES
Dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) revelam que, entre janeiro e novembro de 2023, foram registrados 68 casos de AIDS e 356 de HIV no Tocantins. Em relação à sífilis, o número é ainda mais preocupante: 2.034 casos de sífilis adquirida, 809 em gestantes e 372 congênitos no mesmo período.
O IMPACTO DA CAMPANHA
A responsável técnica pela área de AIDS, Karinny Marques, reforça a importância da campanha na luta contra o estigma e na promoção da equidade no acesso ao tratamento. Já Larissa Meneses, da SES-TO, destacou as estratégias educativas como capacitações e materiais para profissionais de saúde, visando uma abordagem mais eficaz no diagnóstico e tratamento das ISTs.
DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS E TESTES RÁPIDOS
Entre janeiro e novembro, a SES-TO distribuiu mais de 1,6 milhão de preservativos masculinos, 54 mil femininos e 536 mil géis lubrificantes. Também foram disponibilizados 35.376 testes rápidos de HIV, 40.175 para hepatite B, 34.750 para hepatite C, 33.415 para sífilis e 16 mil testes combinados para HIV e sífilis.
EDUCAÇÃO COMO BASE DA PREVENÇÃO
Além de ampliar o acesso a insumos, a campanha prioriza capacitações e ações educativas, como webinários e cursos, para fortalecer a atuação de profissionais de saúde em estratégias preventivas e diagnósticas, sobretudo nas regiões mais vulneráveis.