URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Unidade do Corpo de Bombeiros Militar é instalada em Miracema

7 DEZ 2024 • POR • 08h42
Grupo de Bombeiros Militar já atende moradores de Miracema e região - Sargento Felipe Bittencourt/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira, 6, Miracema e outras quatro cidades da região passaram a contar com os atendimentos de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A iniciativa partiu do Governo do Tocantins, ouvindo solicitação da população local. Um Grupo de Bombeiros Militar  (GBM) com dez integrantes e viatura darão respostas aos chamados também de Lajeado, Tocantínia, Miranorte e Rio dos Bois.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Ao todo, os cinco municípios somam mais de 50 mil habitantes, e são interligados pela TO-342 e, numa pequena parte, ainda pela BR-153. 

“Para esse primeiro momento, o GBM vai ofertar os serviços de urgência e emergência em nível de atendimento pré-hospitalar capacitado para primeiros socorros e situações de emergências clínicas, bem como o primeiro atendimento em resposta por meio de um acionamento de um serviço especializado”, explicou o coronel Cléber José Borges Sobrinho, Subchefe do Estado-Maior do CBMTO.

Inicialmente, o GBM vai funcionar nas mesmas instalações da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, e pode ser acionado pelos telefones celulares 63 99276 3201 e 99201 7301, ou até mesmo o 190.

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins já ganhou um terreno de aproximadamente 1.700 metros quadrados da Prefeitura de Miracema, no Setor Universitário, ao lado do Hospital Regional de Miracema. “Já estamos trabalhando para os meios de construção daquela que virá a ser a futura Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, com sede nos mesmos moldes de Guaraí e Porto Nacional”, afirmou o Subchef Cléber José.

Com o Curso de Formação de Praças em andamento, a expectativa é de que mais bombeiros militares sejam remanejados para Miracema, ampliando os serviços, que hoje mesmo já abrangem primeira resposta para incêndio urbano e até ações que envolvam mergulho.

Na cerimônia desta manhã, houve a apresentação do efetivo e da Unidade de Resgate à prefeita Camila Fernandes, de Miracema, aos vereadores da cidade e ao comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM), Major Hallin Brito Barbosa. Houve ainda a presença do tenente-coronel Rafael Menezes, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Palmas, e da tenente Camila Fernandes Lajes. O Subtenente Robson Rocha estará respondendo pelo GBM. 

“Esta é uma luta muito grande e de muitos anos. A população de Miracema precisa desse trabalho, desse complemento para cidade, que tem um potencial turístico enorme. A gente tem situações que precisam desse atendimento e hoje esse dia é um marco histórico para Miracema. Ter o Corpo de Bombeiros aqui é um presente”, frisou Camila Fernandes.

Os moradores da cidade celebraram a chegada dos novos serviços. Entre eles o pioneiro Pedro Sales, de 93 anos, que há cinco décadas reside na frente da 6ªCIPM. 

“Para nós é muito bom, porque é a prevenção. Tem para onde a gente correr na hora da necessidade”, explicou Pedro Sales.

A esposa de Pedro, Maria das Dores Almeida, de 77 anos, afirmou que “o que vem de bom aqui para essa cidade será bem-vindo”. “A cidade estava precisando. Muda muito para nós aqui, porque nós ficamos mais despreocupados. Principalmente as pessoas da nossa idade, que querem paz e sossego”, finalizou.