Menino com paralisia cerebral se emociona ao ver carreata em homenagem às medalhas que ganhou
9 DEZ 2024 • POR • 10h36Pietro Cabral (11 anos), é um verdadeiro exemplo de superação. Nascido com paralisia cerebral, ele se tornou um atleta tocantinense e participou das Paralimpíadas Escolares 2024, realizadas em São Paulo. Após o retorno da competição, ele viveu um momento emocionante quando foi homenageado com uma carreata em sua cidade.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Sua mãe, Mirian Rocha Cabral, compartilhou a emoção de ver o filho superar seus próprios limites: “Pietro ficou preocupado de não trazer medalhas, mas expliquei que só o fato de participar já era uma grande conquista. Mas ele trouxe as medalhas que tanto queria, e foi uma vitória dele”, disse Mirian.
O SONHO DA CARREATA
Estudante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Barrolândia, Pietro havia feito um pedido especial à diretora da instituição, Rozielen Afonso Gomes: queria ser homenageado com uma carreata pela cidade. “Fiquei surpresa ao saber do pedido dele. Isso mostra a inteligência e a esperteza dele. Ele escolheu as pessoas que estariam no carro aberto e isso me deixou muito feliz”, contou a mãe.
O momento foi de pura emoção para Pietro, que se encantou ao ver a carreata em sua homenagem. "Foi muito emocionante ver a reação dele. Ele ficou tão feliz ao perceber que aquela carreata era para ele, para comemorar suas conquistas", relatou Mirian.
A HISTÓRIA DE PIETRO
Pietro nasceu com paralisia cerebral após complicações durante o parto, na cidade de Formoso do Araguaia. A queda de pressão da mãe durante a cesariana afetou o sistema motor e a fala do bebê. “Recebi o diagnóstico três meses depois do nascimento. A médica me disse que ele nunca andaria ou falaria, mas como mãe, eu não aceitei”, disse Mirian emocionada.
Com muito esforço, Pietro passou por diversas sessões de fisioterapia e fonoaudiologia. Quando a família se mudou para Barrolândia, ele começou a estudar na Apae, onde teve a oportunidade de melhorar suas habilidades. “Na Apae ele evoluiu muito. Hoje, ele já consegue andar e falar algumas palavras”, afirmou a mãe.
Pietro Cabral conquistou medalhes de prata e bronze em Paralímpidas Escolares 2024 — Foto: Arquivo Pessoal
INTERESSE PELO ESPORTE E CONQUISTAS
O interesse de Pietro pelo esporte surgiu enquanto realizava seu tratamento na Apae. Ele se inscreveu nas Paralimpíadas Escolares de 2024 e nos Jogos Estudantis do Tocantins e Parajets, onde obteve excelentes resultados. Durante as Paralimpíadas Escolares, Pietro conquistou uma medalha de prata no Lançamento de Pelotas e duas de bronze no atletismo, em São Paulo, entre os dias 25 e 29 de novembro.
Além disso, ele também brilhou nos Jogos Estudantis do Tocantins e Parajets, em Palmas, conquistando três medalhas de ouro nas mesmas modalidades, nos dias 10 e 11 de setembro.
Pietro se preparando para competição em São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal