NORTE A SUL DO ESTADO

Ações de regularização fundiária do Estado beneficiam mais de 3 mil famílias

17 DEZ 2024 • POR • 11h33
Governo do Tocantins em parceria com Poder Judiciário finaliza entregas de títulos de imóveis em 2024 com mais de 8,3 mil famílias beneficiadas - Lucas Nascimento

Mais do que papéis, os títulos de propriedade representam esperança e justiça social para milhares de famílias tocantinenses. Entre os dias 9 e 16 de dezembro o Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias, transformou a vida de 1.354 famílias que agora têm a segurança de chamar de “sua” a casa onde construíram suas histórias.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

As ações regularização fundiária trouxeram sonhos concretizados e um futuro mais seguro para moradores de 13 cidades de norte a sul do estado: Sampaio, Sítio Novo, Itaguatins, São Bento do Tocantins, Darcinópolis, Araguaína, Tabocão, Piraquê, Bandeirantes, o povoado Trevo da Praia (Gurupi), São Valério, Ponte Alta do Tocantins finalizando com a entrega em Paraíso do Tocantins.

Para o aposentado Serafim Faustino da Costa, morador de Ponte Alta do Tocantins há impressionantes 64 anos, o momento foi de pura emoção. Ele foi um dos 143 beneficiados no município. "Esperei 64 anos para ter em mãos o documento da minha casa. Foram anos de muita luta para construí-la. Hoje, só sinto felicidade e gratidão por ver esse sonho realizado. Agora, posso dizer que tenho uma casa de verdade", comemorou durante a cerimônia de entrega na última quinta-feira, 12.

De acordo com Zélia Bandeira Asmar, diretora imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, a entrega dos títulos vai muito além de regularizar a posse de um imóvel. “Essas famílias não só conquistaram o direito à propriedade, mas também a possibilidade de investir no futuro de seus lares e garantir segurança jurídica. Esse trabalho reforça o compromisso do governador Wanderlei Barbosa em unir desenvolvimento econômico e justiça social”, enfatizou.

Em Itaguatins, a emoção foi grande para a aposentada Luzimar França Barros, uma das beneficiárias que comemorou o momento depois de 18 anos de espera pelo documento do seu imóvel. "Volto pra casa com meu sonho realizado: o documento da minha casa que tanto esperei. A felicidade é tanta que não cabe em mim”, contou a moradora.  

União que transforma vidas

Desde 2019, mais de 15 mil famílias foram beneficiadas com a regularização fundiária urbana (Reurb), fruto de um esforço conjunto entre o Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias, Poder Judiciário, por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS) e do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), municípios e cartórios de registro de imóveis.

A corregedora geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou o impacto da iniciativa, lembrando que a entrega dos títulos simboliza respeito e cidadania. “Esse momento representa a soma de esforços de diversas entidades para garantir o direito à moradia digna. Para nós, é uma satisfação imensa ver o impacto positivo dessas ações na vida das famílias”, afirmou.

O coordenador do Nupref, juiz Wellington Magalhães, também ressaltou a relevância dessa união de forças. “A entrega do título de propriedade é um marco de cidadania e dignidade. Quando os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalham juntos, alcançamos o objetivo maior que é garantir segurança e respeito às famílias. Sem o título, viver em um imóvel é como habitar uma incerteza. Com ele, asseguramos moradia digna e segura, que é o propósito essencial do serviço público”, concluiu. 

Ainda neste ano, foram realizadas entregas de títulos em mais de 40 municípios, além de 7 mil cadastros sociais de famílias em todo o estado do Tocantins, na qual a Tocantins Parcerias atua diretamente. A regularização fundiária continua a ser um pilar essencial para o desenvolvimento social do Tocantins, transformando vidas e comunidades, com o título de propriedade registrado. 

*Secom Tocantins