O que significa manter o celular sempre no silencioso, segundo a psicologia
23 DEZ 2024 • POR • 10h09Na era digital, o telefone celular se tornou uma extensão de nós mesmos, porém, cada vez mais pessoas optam por mantê-lo no modo silencioso.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo os psicólogos, esse tipo de comportamento pode ser um sinal de vários fatores emocionais e psicológicos.
Manter o celular no modo silencioso pode estar relacionado à necessidade de controle sobre o ambiente, uma tentativa de evitar distrações ou até mesmo uma forma de lidar com a ansiedade que as notificações constantes podem gerar.
Silêncio no celular e o controle da ansiedade
Um aspecto importante que os psicólogos destacam é a relação entre o silêncio do celular e o controle da ansiedade.
Segundo a psicóloga e especialista em comportamento Dra. Laura M. Lippman, “o bombardeio constante de notificações pode criar uma sensação de sobrecarga mental, levando algumas pessoas a optar pelo silêncio como forma de se proteger desse estresse”.
Alguns estudos mostram que o desejo de controlar as notificações está associado à necessidade de reduzir os níveis de estresse e de se sentir menos preso às demandas externas.
As pessoas que optam por manter o celular no modo silencioso geralmente buscam criar um espaço mais calmo e controlado para si mesmas.
O Dr. Daniel J. Levitin, neurocientista e autor, explica que “o ruído constante e a expectativa de respostas imediatas podem prejudicar nossa capacidade de concentração, por isso muitas pessoas escolhem o silêncio como uma forma de recuperar a calma e aumentar sua produtividade”.
Assim, manter o celular em modo silencioso pode ser uma estratégia consciente para minimizar as distrações e incentivar um ambiente mais concentrado.
Em um mundo hiperconectado, o medo de julgamento ou pressão para estar constantemente disponível pode levar as pessoas a se desconectarem parcialmente.
O silêncio no telefone pode ser uma forma de proteger seu bem-estar emocional e estabelecer uma barreira entre a vida digital e a vida pessoal.
Isso também pode estar ligado a uma preferência por interações face a face, em que o controle sobre o tempo e o espaço é mais evidente e menos influenciado pelas demandas virtuais.
*ND+