Governo do Tocantins promove a campanha Janeiro Branco
3 JAN 2025 • POR • 08h39Colocar os temas da saúde mental em evidência na sociedade, este é um dos objetivos da Campanha Janeiro Branco e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça a importância das atividades de cuidado através de práticas que promovam o bem-estar biopsicossocial, além da divulgação de estratégias de enfrentamento e autocuidado.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a psicóloga e gerente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS/SES-TO), Paloma Graciano de Carvalho Moura, “aproveitando esse contexto da Campanha Janeiro Branco, também estamos em busca de parcerias com escolas e universidades para realização de ações de cuidado com a saúde mental”.
A servidora ressaltou que “iremos retomar reuniões de colegiado em saúde mental do Tocantins, que será o disparador de ações regionalizadas de capacitações, palestras e desmistificação do sofrimento mental. A RAPS também se coloca à disposição para o apoio técnico-institucional para a Educação em Saúde Emocional no ambiente laboral e educacional”.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta, gratuitamente, o atendimento ao cuidado com saúde mental. Nas unidades básicas, por exemplo, ocorre a identificação precoce de sofrimento psíquico e encaminhamento para serviços especializados.
Para o acolhimento e tratamento para pessoas com transtornos mentais graves o tratamento é ofertado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O Tocantins conta centros nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Palmas, Formoso do Araguaia, Gurupi, Taguatinga, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Pequizeiro e Araguaína.
Dicas práticas sobre saúde mental
Reservar um tempo para si mesmo todos os dias; Cuidar do corpo; Alimentar-se bem; Dormir adequadamente e fazer atividades físicas; Experimentar práticas de relaxamento, como respiração consciente, meditação e mindfulness; Reconhecer seus limites e dizer ‘não’ quando necessário e evitar sobrecargas.