"ATÉ QUANDO?"

Lula cobra punição após racismo contra jogador do Palmeiras

8 MAR 2025 • POR Da Redação • 09h47
CBF pede exclusão do time Cerro Porteño da competição - Conmebol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ações das entidades de futebol após o jogador Luighi, do Palmeiras, sofrer racismo durante uma partida da Libertadores Sub-20 no Paraguai. Em suas redes sociais, Lula afirmou que o mundo não pode mais tolerar esse tipo de violência e pediu punição exemplar aos responsáveis.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O CASO

Luighi foi alvo de xingamentos e gestos racistas de torcedores do Cerro Porteño enquanto comemorava um gol. Após o jogo, o atacante se emocionou e questionou: "Até quando?" Ele cobrou um posicionamento da Conmebol, organizadora da competição, e destacou que o racismo é um crime que deixa cicatrizes.

MANIFESTAÇÕES

A Conmebol e a CBF repudiaram o ato racista e afirmaram que medidas disciplinares serão tomadas. A CBF enviou uma denúncia à Conmebol pedindo a punição dos torcedores e a exclusão do Cerro Porteño da competição.

LULA E O COMBATE AO RACISMO

O presidente já havia se manifestado em casos anteriores, como o racismo sofrido por Vinicius Júnior, do Real Madrid. Ele reforçou o compromisso do governo brasileiro no combate ao racismo e outras formas de preconceito.