PM aponta elevado índice de infrações de trânsito e apreensões de veículos
15 MAR 2011 • POR • 07h32
Alessandro Sachetti
Da Redação
De acordo com dados repassados pela Polícia Militar (PM) à equipe de reportagem do Portal O Norte, a cidade de Araguaína alcançou um elevado índice de infrações de trânsito nos primeiros dois meses do ano, quando teve início um trabalho ostensivo da polícia que trabalha em conjunto com o Departamento de Trânsito do Município.
Segundo informações do 2º Batalhão de Polícia Militar de Araguaína (2º BPM), por meio do seu Setor de Trânsito, o total de multas aplicadas e notificadas ao Detran, no período de janeiro a fevereiro deste ano, somaram 1.938 infrações, o que corresponde a uma média de 32,3 infrações notificadas por dia, número considerado alto para a frota de aproximadamente 90.000 mil veículos do município.
Além das infrações de trânsito, cabe aos policiais remover das ruas os veículos irregulares e conduzi-los até o pátio do 2º BPM, nos dois primeiros meses de 2011, foram removidos das ruas 728 veículos, entre motos, carros e caminhões. Segundo o Tenente Braga, responsável pelo setor de trânsito da PM, muitos desses veículos não são resgatados pelos donos por diversos fatores, entre eles o custo para regularizar o automóvel é o problema mais comum.
A Polícia Militar, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, tem, por obrigação, a função de fiscalizar o trânsito nos municípios onde atua. Essa fiscalização que é feita em toda cidade, em operações especiais (blitz) e no trabalho rotineiro da polícia nas ruas, tem como finalidade verificar a documentação dos veículos e dos condutores, além de notificar o DETRAN sobre as infrações de trânsito. “Não é a Polícia Militar que multa o cidadão infrator, nossa obrigação é notificar o órgão responsável, no caso o DETRAN, das infrações de trânsito cometidas pelos condutores. À partir disso, o DETRAN analisa, em seu sistema a emissão ou não da multa ao proprietário do veículo”, Completa o Tenente Braga.
JANEIRO
No mês de janeiro, na cidade de Araguaína, foram removidos das ruas 373 veículos, apreendidas 20 CNH’s (carteira nacional de habilitação), notificadas 525 infrações estaduais e 185 municipais.
FEVEREIRO
No mês de fevereiro, na cidade de Araguaína, foram removidos das ruas 355 veículos, apreendidas 42 CNH’s (carteira nacional de habilitação), notificadas 683 infrações estaduais e 545 municipais.