Celulares são apreendidos na CPP de Palmas
23 MAR 2011 • POR • 17h45
Duas pessoas foram autuadas em flagrante ao tentar entrar com dois celulares e quatro chips escondidos dentro de macarrões instantâneos, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP- Palmas), na manhã desta quarta-feira, 23. Na terça-feira, 22, outros cinco celulares foram encontrados. Os aparelhos foram apreendidos durante a revista aos gêneros alimentícios levados pelos familiares dos detentos.
Greve de fome
Desde a última segunda-feira, 21, cerca de 60 reeducandos da CPP-Palmas, iniciaram uma greve de fome. Segundo o Subsecretário de Justiça e Cidadania, Dr. Djalma Leandro, o motivo é o não cumprimento do prazo estabelecido pela Justiça, ao resultado dos processos com pedido de progressão de pena. A progressão do regime de cumprimento de pena é um incentivo que a Lei de Execuções Penais dá aos presos que apresentam bom comportamento durante o cumprimento da pena. Consiste no direito de ser transferido para o regime mais benéfico - do fechado para o semi-aberto, ou do semi-aberto para o aberto - após cumprimento de 1/6 da pena total.
O Diretor de Administração Penitenciária e prisional, Dr. Jairon Afonso, informou que a greve é pacífica e parcial, já que dos 480 detentos, apenas 60 aderiram à manifestação. Os presos permanecem, por vontade própria, em suas celas e se recusam a sair para o banho de Sol. O diretor afirmou também, que os detentos não estão se alimentando das refeições oferecidas pelo Estado, mas que todos receberam mantimentos levados por parentes. (Da Ascom SSJC)